Início » Economia » Redes de franquias apostam em cidades do interior do Nordeste para aumentar lucros

Economia

Redes de franquias apostam em cidades do interior do Nordeste para aumentar lucros

As redes de franquias estão buscando novas oportunidades de negócios em cidades pequenas, especialmente no interior do Nordeste. Para isso, estão lançando modelos mais enxutos e baratos, adaptados à realidade local. Um exemplo é a ...
Redação, da Agência NE9
7 de julho de 2023 - às 07:37
Atualizado 7 de julho de 2023 - às 07:37
2 min de leitura

As redes de franquias estão buscando novas oportunidades de negócios em cidades pequenas, especialmente no interior do Nordeste. Para isso, estão lançando modelos mais enxutos e baratos, adaptados à realidade local.

Um exemplo é a Casa do Celular, que vende celulares, smartphones e tablets para as classes C e D. A marca vai investir em 151 fábricas em quatro estados, sendo o Ceará o primeiro.

Outro caso é a Água Doce Sabores do Brasil, que criou o modelo express e o delivery, com padrão mais enxuto e formatado para municípios com mais de 80 mil habitantes. A rede conta com 80 restaurantes e tem 15% do faturamento vindo de unidades no Mato Grosso.

A Oral Sin, rede de clínicas odontológicas especializada em implantes dentários, é outro exemplo deste tipo de expansão. Ela oferece o Oral Sin 100, para locais de até 40 mil habitantes. O modelo funciona em 100 m2, com duas cadeiras de atendimento e requer investimento inicial em torno de R$ 300 mil.

A estratégia das redes de franquias acompanha o crescimento do mercado no Nordeste. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Nordeste faturou mais de R$ 31,9 bilhões em 2022, alta de 14,6% em relação a 2021. O Centro-Oeste faturou R$ 18,5 bilhões no ano passado, crescimento de 14,4% face a 2021. Os segmentos com maior faturamento nessas regiões foram saúde, beleza e bem-estar, alimentação e serviços e outros negócios.

Com o Valor

Assuntos