As redes de franquias estão buscando novas oportunidades de negócios em cidades pequenas, especialmente no interior do Nordeste. Para isso, estão lançando modelos mais enxutos e baratos, adaptados à realidade local.
Um exemplo é a Casa do Celular, que vende celulares, smartphones e tablets para as classes C e D. A marca vai investir em 151 fábricas em quatro estados, sendo o Ceará o primeiro.
Outro caso é a Água Doce Sabores do Brasil, que criou o modelo express e o delivery, com padrão mais enxuto e formatado para municípios com mais de 80 mil habitantes. A rede conta com 80 restaurantes e tem 15% do faturamento vindo de unidades no Mato Grosso.
A Oral Sin, rede de clínicas odontológicas especializada em implantes dentários, é outro exemplo deste tipo de expansão. Ela oferece o Oral Sin 100, para locais de até 40 mil habitantes. O modelo funciona em 100 m2, com duas cadeiras de atendimento e requer investimento inicial em torno de R$ 300 mil.
A estratégia das redes de franquias acompanha o crescimento do mercado no Nordeste. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Nordeste faturou mais de R$ 31,9 bilhões em 2022, alta de 14,6% em relação a 2021. O Centro-Oeste faturou R$ 18,5 bilhões no ano passado, crescimento de 14,4% face a 2021. Os segmentos com maior faturamento nessas regiões foram saúde, beleza e bem-estar, alimentação e serviços e outros negócios.
Com o Valor