A Azul Linhas Aéreas será a responsável por operar essa nova ligação, unindo a capital pernambucana a um dos principais destinos turísticos da Europa. Recife e a cidade do Porto, em Portugal, estão prestes a se conectar diretamente a partir de dezembro.
Em uma reunião ontem realizada em Brasília, foi oficializada a rota aérea direta entre as duas cidades
O anúncio oficial contou com a presença do prefeito João Campos, do secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antonio Coelho, do ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), do Ministério do Turismo e da Embratur. A parceria com o Governo Federal desempenhou um papel significativo na realização dessa conquista para o Recife.
Iniciativa conjunta
“Hoje, estamos anunciando o voo entre Recife e a cidade do Porto, em Portugal, uma iniciativa conjunta da prefeitura, Ministério de Portos e Aeroportos, Câmara Federal, Ministério do Turismo e a Azul, consolidando o Recife como o maior hub do Nordeste brasileiro. Nossa cidade torna-se a única capital nordestina a oferecer um voo direto de uma companhia nacional para a Europa. Que possamos solidificar a aviação como um instrumento para gerar emprego, desenvolvimento econômico e fortalecer nossa cidade“, destacou o prefeito João Campos durante o anúncio em Brasília.
O mercado português possui grande relevância para os brasileiros. A prova disso são os numerosos voos diretos entre Brasil e Portugal, operados por diferentes companhias aéreas. Em março de 2024, havia 91 voos semanais, conectando o país europeu a várias cidades brasileiras. A implementação do voo Recife-Porto consolida a capital pernambucana como pioneira no Nordeste a oferecer voos diretos para o Porto.
Pernambucanos de olho na Europa
Atualmente, apenas São Paulo e Rio de Janeiro mantêm essa conexão. A importância dessa rota também é evidente no crescente interesse dos pernambucanos por destinos europeus, com a cidade do Porto sendo o 5º destino mais procurado por eles. Dessa forma, a cidade do Porto emerge, assim, como uma nova opção estratégica para ampliar a ligação com a Europa e fortalecer os laços entre o Recife, Pernambuco, Brasil e Portugal.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou a importância da nova conexão da capital pernambucana. “Isso vai estimular muito o turismo em Pernambuco e no Nordeste. Há uma grande demanda, pois além de Recife, este voo também será um hub, já que muitas pessoas podem partir de outros destinos para ir diretamente ao Porto”, avaliou.
Além de consolidar a importância do Recife no cenário global, a nova rota contribuirá para impulsionar ainda mais o crescimento econômico e turístico no Nordeste, reforçando a posição da capital pernambucana como um centro aéreo estratégico regional.
Treze voos diretos para a Europa
Atualmente, o Recife possui um voo diário para Lisboa. A partir de junho, esse número aumentará para 13 voos semanais. Todos operados pela companhia aérea TAP. No entanto, até o momento, nenhuma companhia aérea oferece voos diretos entre o Aeroporto do Recife e o do Porto. A maioria das rotas possui uma ou mais escalas, com histórico de conexão através da capital portuguesa.
Além dos impactos turísticos e econômicos, a nova conexão contribuirá para estreitar ainda mais os laços culturais e históricos entre as duas cidades. O Porto possui um acordo de geminação com o Recife, assinado em 1981. Os laços de amizade entre as duas cidades têm sido mantidos pelos respectivos governos municipais, com cooperação científica, tecnológica, econômica, política, social e cultural. Além disso, a ligação entre Brasil e Portugal, além dos aspectos culturais e históricos, tem despertado o interesse dos portugueses em experiências como sol e praia, natureza e aventura.