Recife terá novas frequências de voos diretos para Madrid

Recife
Recife

Pernambuco vai expandir sua conexão aérea internacional com a Espanha. A partir de dezembro de 2025, a companhia Iberia iniciará operações ligando Recife a Madrid, aumentando as opções de voos diretos entre as duas cidades. O anúncio foi feito nesta terça-feira (25) pelo Governo do Estado, em parceria com a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a concessionária aeroportuária Aena.

O potencial do Recife como um dos principais hubs aéreos da região

Inicialmente, a nova rota terá três frequências semanais e será operada com o moderno Airbus A321XLR, o maior da frota da Iberia, com capacidade para 348 passageiros. Esse retorno da companhia ao Nordeste acontece após uma ausência de 15 anos e reforça o potencial do Recife como um dos principais hubs aéreos da região. Com a nova operação, a capital pernambucana passará a contar com seis voos diretos semanais para Madrid, somando as três novas frequências da Iberia às três já operadas pela Azul.

A governadora em exercício, Priscila Krause, destacou a importância dessa expansão para o turismo e a economia local. “Estamos trabalhando estrategicamente para fortalecer a conectividade aérea e ampliar as oportunidades de negócios e turismo. O novo voo regular para Madrid reforça nossa relação com o mercado espanhol e impulsiona ainda mais o fluxo de visitantes para Pernambuco”, afirmou.

Voo inaugural

O voo inaugural está previsto para 13 de dezembro de 2025, com três operações semanais às segundas, quartas e sábados. Em 9 de fevereiro de 2026, a frequência será ampliada para quatro voos por semana, e, a partir de 16 de fevereiro, passará a cinco frequências, operando também às sextas-feiras. As passagens já estão disponíveis para compra no site da Iberia e nas principais agências de turismo.

María Jesús López Solás, diretora Comercial e de Desenvolvimento de Rede da Iberia, ressaltou o potencial do Brasil como mercado estratégico. “Com os novos A321XLR, podemos explorar novas rotas transatlânticas e ajustar a oferta à demanda. Recife se apresenta como um destino promissor nesse cenário”, comentou.

A expansão da conectividade aérea é resultado de esforços iniciados em 2023, durante a gestão da governadora Raquel Lyra, e reforçados na feira internacional de aviação Routes Americas 2025. “Nosso foco tem sido consolidar Pernambuco como um dos principais destinos do Brasil, promovendo tanto o turismo de lazer quanto o de negócios”, destacou Eduardo Loyo, presidente da Empetur.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, também enfatizou a relevância da nova rota para o turismo internacional. “Esse voo fortalece a chegada de turistas espanhóis ao Brasil, especialmente ao Nordeste, que tem sol, praia e uma cultura vibrante. Pernambuco, em particular, oferece uma experiência autêntica, com uma gastronomia única e um patrimônio cultural riquíssimo”, afirmou.

Para Marcelo Bento, diretor de Relações Institucionais da Aena no Brasil, a chegada da Iberia reforça a posição do Aeroporto Internacional do Recife como principal ponto de entrada para turistas internacionais no Nordeste. Atualmente, além de Madrid, Recife já conta com conexões diretas para Orlando e Fort Lauderdale (EUA), Buenos Aires e Córdoba (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Assunção (Paraguai), Santiago (Chile), além de Lisboa e Porto (Portugal).

Com essa ampliação da malha aérea, Pernambuco se consolida como um dos destinos mais acessíveis do Brasil para viajantes internacionais, impulsionando o desenvolvimento do setor turístico e econômico do estado.

LEIA TAMBÉM
Aracaju revoluciona transporte público com patinetes elétricos
Conheça a cidade do Nordeste que criou sua própria moeda
Nordeste tem usina de processamento de urânio em construção
Porto Digital divulga lista preliminar de selecionados