Recife e mais seis cidades do Brasil receberam, durante uma semana observadores internacionais que aprenderam sobre o trabalho de coleta e supervisão da operação censitária que ocorre este ano.
Concebido pelo IBGE em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o projeto teve como objetivo trazer observadores de diversos países para acompanhar os trabalhos do Censo Demográfico brasileiro por uma semana, durante o processo de coleta de dados.
Divididos por cinco unidades da Federação, os observadores internacionais visitaram Belo Horizonte (MG) – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe; Cabo Frio (RJ) – Bahamas, Belize, Senegal, Sudão e Trinidad e Tobago; Florianópolis (SC) – Chile, Peru e Uruguai; Recife (PE) – Colômbia, Equador, México, República Dominicana e Honduras; e Boa Vista e Pacaraima (RR) – representantes dos órgãos internacionais CEPAL, ACNUR, OIM e UNICEF.
A ideia desse projeto é promover uma interação e mostrar aos observadores internacionais como é o modo de trabalhar do IBGE. Mostrar nossa técnica, nossa tecnologia ao realizar o Censo, para que eles consigam desenvolver um bom trabalho em seus países de origem”, explica o superintendente do IBGE no Rio de Janeiro, José Francisco Teixeira Carvalho.