Nordeste ganha novo voo direto para a Europa

Voo Azul
Voo Azul

A partir de junho deste ano, Recife passará a contar com um voo direto para a cidade do Porto, em Portugal, operado pela Azul Linhas Aéreas. A novidade foi confirmada em reunião realizada nesta quarta-feira (15), em Brasília, com a presença do prefeito João Campos.

Rota terá três frequências semanais

A princí´pio, essa iniciativa é resultado de uma articulação entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, e diversas instituições, como o Ministério de Portos e Aeroportos, a Câmara Federal e o Ministério do Turismo, em parceria com a Azul. Com isso, Recife se consolida como o principal hub aéreo do Nordeste. Além disso, é a única capital da região a oferecer um voo direto operado por uma companhia brasileira para a Europa.

“Esse voo é um passo importante para fortalecer o papel do Recife como um dos maiores hubs aéreos do país, promovendo o turismo, estimulando a economia e conectando nossa cidade com o mundo. É mais uma prova do potencial estratégico do Recife como uma porta de entrada internacional”, destacou o prefeito João Campos.

Primeiro voo direto para o Porto do Nordeste

cidade do Porto foto reprodução
Cidade do Porto foto reprodução

Esse será o primeiro voo direto para o Porto a partir do Nordeste, posicionando Recife como pioneiro na oferta dessa conexão. Atualmente, a cidade já conta com 13 voos semanais para Lisboa operados pela TAP, e essa nova rota expande as possibilidades de ligação entre o Brasil e a Europa, além de reforçar os laços históricos e culturais entre as duas cidades.

Fábio Campos, diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, afirmou que a rota Recife-Porto reforça o compromisso da empresa com a expansão de suas operações internacionais. “Essa nova conexão solidifica nossa atuação global. Dessa forma, oferecendo mais opções para os clientes, especialmente aqueles que utilizam nossa ampla malha regional no Nordeste.” A Azul já opera voos internacionais a partir do Recife para Orlando e Fort Lauderdale (EUA). E ainda: Montevidéu (Uruguai) e Assunção (Paraguai), consolidando sua presença no maior hub aéreo da região.

A relação histórica entre Recife e Porto, iniciada em 1981 por meio de um acordo de cooperação, ganha mais relevância com esse novo voo. Essa parceria abrange áreas como ciência, economia, cultura e tecnologia, e a rota aérea contribuirá para intensificar esses intercâmbios.

Com a nova operação, o Recife atinge 44 rotas aéreas. Ao todo são 36 nacionais e 8 internacionais, além de uma ligação sazonal com Assunção durante o período de alta temporada. Essa ampliação reafirma a posição estratégica da cidade como um elo importante entre o Brasil e o mundo, fomentando o turismo e a economia local.

 

LEIA TAMBÉM
Paraíba foca em investimentos de R$ 11,5 bilhões para manter crescimento
Como cidades do Nordeste aumentaram o PIB em 20%
Enem: 5 estados do Nordeste registram nota mil na Redação