A Startupbootcamp, que desenvolve programas nos principais centros tecnológicos do mundo, como Londres, Nova Iorque, Singapura, Berlim e Amsterdã, aporta na capital pernambucana pelo fato da cidade abrigar um dos maiores ecossistemas de tecnologia e inovação da América Latina, com o Porto Digital.
Terceira maior aceleradora de startups do mundo, a Startupbootcamp vai montar a sede de sua operação no Brasil no Recife. Criada em 2010 e com 1.500 startups e scale-ups em seu portfólio, sendo 10 unicórnios – empresas de tecnologia avaliadas em mais de US$ 1 bilhão -, a aceleradora chega ao País com o intuito de investir no desenvolvimento de negócios comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Startupbootcamp tem meta de investir em 20 mil startups no Brasil nos próximos 10 anos. Capital pernambucana foi escolhida por ser referência na área de tecnologia e inovação na América Latina, com o ecossistema do Porto Digital
A aceleradora se diferencia pelo seu acesso a variada gama de mercados e contextos socioeconômicos, resultado de um trabalho de imersão contínua. Com a sua presença internacional e o mapeamento de mais de 1 milhão de startups, a Startupbootcamp identifica constantemente as tendências de inovação globais e as tecnologias que se tornarão relevantes no futuro.
A organização oferece às suas empresas parceiras uma ‘Jornada da Inovação’, que busca desenvolver ou ampliar seus projetos de inovação, assim, identificar, investir e apoiar startups com a missão de resolver problemas do mundo, os específicos de cada negócio, ou da área de sua atuação. Entre seus serviços, a Statupbootcamp atua com pesquisa na área de inovação em nível Global e implementação de projetos de inovação aberta, que buscam resolver problemas específicos de cada negócio.
EDUCAÇÃO – Entre os objetivos da Startupbootcamp no Brasil, está o de fechar parcerias para um ‘Pacto pela Educação Empreendedora’. Para isso, pretende buscar marcas comprometidas com a agenda ESG e com o Pacto Global da ONU, como meio para conseguir alcançar a ousada meta de 20 mil startups investidas. A organização aposta numa articulação através de vínculos com iniciativas existentes e que possam se conectar com a Plataforma Digital de Aceleração, que será disponibilizada através de parcerias estratégicas.
EMBARQUE DIGITAL – Em 2021, em parceria com o Porto Digital, a Prefeitura do Recife lançou o Programa Embarque Digital, que tem como objetivo a formação de 2 mil jovens egressos da rede municipal de ensino na área de tecnologia, melhorando a empregabilidade deles e impactando a economia do polo tecnológico do Recife. O programa já disponibilizou 1.150 bolsas para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, custeadas integralmente pelo governo municipal. Foram 200 em 2021, 600 em 2022 e 350 vagas neste primeiro semestre de 2023.
No último mês de abril, a gestão municipal ainda assinou um convênio com o Banco do Nordeste, que vai oferecer bolsa permanência no valor mensal de R$ 248,39 a 250 estudantes do Embarque Digital em situação de vulnerabilidade social para pagamento de despesas para evitar a evasão, além de uma formação com foco em empreendedorismo.
STARTUPBOOTCAMP – Fundada em 2010, na Europa, a Startupbootcamp é a terceira maior aceleradora de startups do mundo e a maior fora dos Estados Unidos, configurando uma rede global de aceleradoras com foco em Inovação e Sustentabilidade, com o objetivo de acelerar 100 mil startups a nível global nos próximos 10 anos. Pioneira entre as aceleradoras a entrar na Bolsa de Valores, fez seu primeiro IPO em 2019 para investir em 30 startups especializadas em FinTech e Cibersecurity. Em 2021, lançou o segundo IPO para 30 startups em Sustentabilidade. Em 2022, lançou o terceiro IPO para 90 startups em negócios com impacto social e sustentável.
Atualmente, são mais de 1.500 startups investidas. A chegada ao Recife tem o objetivo de ajudar a transformar o Brasil por meio da Educação Empreendedora, levando os negócios que desenvolverem soluções de impacto daqui para o mundo.
Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife
REDAÇÃO com Assessoria