O empreendedorismo é uma competência cada vez mais valorizada no mercado de trabalho e na sociedade. Por isso, as instituições de ensino superior (IES) têm um papel fundamental na formação de profissionais e cidadãos capazes de inovar, criar e transformar a realidade.
Mas quais são as IES mais empreendedoras do Nordeste?
Para responder a essa pergunta, podemos nos basear no Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) 2023, divulgado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). O RUE é uma iniciativa que avalia e classifica as IES brasileiras de acordo com seis eixos: Cultura Empreendedora, Inovação, Extensão, Infraestrutura, Capital Financeiro e Internacionalização.
De acordo com o RUE 2023, as cinco IES mais empreendedoras do Nordeste são:
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
A UFRN é a melhor universidade do Norte/Nordeste no RUE 2023, ocupando a 13ª posição no ranking geral2. A UFRN se destaca principalmente nos eixos de Inovação, Extensão e Internacionalização, sendo reconhecida por suas iniciativas de pesquisa, desenvolvimento, transferência de tecnologia, parcerias com o setor produtivo, intercâmbio acadêmico e cooperação internacional.
2. Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) é uma instituição de ensino superior comprometida com a excelência acadêmica e a promoção do desenvolvimento regional. Fundada em 2013, a UFSB tem como missão oferecer educação de qualidade, pesquisa inovadora e extensão voltada para as demandas locais. Com campi em diferentes municípios, a universidade busca integrar conhecimento científico, tecnológico e cultural, contribuindo para o avanço educacional e social do Sul da Bahia. A UFSB destaca-se pelo compromisso com a inclusão, diversidade e sustentabilidade, sendo um importante agente transformador na região.
3. Universidade Federal do Ceará (UFC)
A Universidade Federal do Ceará (UFC) é uma renomada instituição de ensino superior localizada no estado do Ceará, destacando-se por sua excelência acadêmica e contribuição significativa para o desenvolvimento científico e cultural da região. Fundada em 1954, a UFC oferece uma ampla gama de cursos de graduação e pós-graduação, abrangendo diversas áreas do conhecimento. Com uma infraestrutura moderna e corpo docente qualificado, a universidade é reconhecida nacionalmente e internacionalmente. A UFC é a terceira melhor universidade do Nordeste no RUE 2023. A UFC se diferencia nos eixos de Inovação, Extensão e Capital Financeiro, possuindo uma expressiva produção científica, tecnológica e artística, além de uma gestão financeira eficiente e transparente.
LEIA TAMBÉM:
– Tesouro turístico do Nordeste ganha novas dimensões; conheça
– Estados do Nordeste estão no pódio da gestão fiscal no país
– Nordeste desbanca o Sul como região que mais gera emprego
– Cinco personalidades do Nordeste para inspirar você em 2024
4. Universidade Tiradentes (UNIT)
A Universidade Tiradentes (UNIT) é uma instituição privada de ensino superior fundada em 1962, com unidades em Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Ao mesmo tempo, oferece cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado em diversas áreas do conhecimento. Além disso, também tem cursos de extensão e educação a distância. Simultaneamente, a UNIT é reconhecida pela qualidade de ensino, pela inovação, pela internacionalização e pelo empreendedorismo. A Universidade é a melhor universidade particular do Nordeste, segundo o Ranking Universitário da Folha de 2021.
5. Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
O empreendedorismo na UFPB é uma atividade que visa estimular a inovação. Nesse sentido, a criatividade e o desenvolvimento de soluções são preponderantes para ajudar a resolver os problemas da sociedade. A princípio, a UFPB conta com diversas iniciativas que apoiam o empreendedorismo, como empresas juniores, incubadoras, parques tecnológicos, programas de extensão e projetos de pesquisa. Dessa forma, a UFPB também busca parcerias com o Sebrae e outras instituições para fortalecer o ecossistema empreendedor na Paraíba.
LEIA TAMBÉM
– Cidade do Nordeste entra no ranking das mais ricas do Brasil
– “Ao infinito e além!” Nordeste retoma protagonismo aeroespacial
– Queda de meteoro ilumina o céu de região do Nordeste