O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoRanking de Educação Mundial: escola do Nordeste faz bonito e conquista o...

Ranking de Educação Mundial: escola do Nordeste faz bonito e conquista o 3º lugar em avaliação de estudantes

Em Salvador, o colégio privado Cândido Portinari atingiu o 3º lugar internacional em eficiência acadêmica com média geral de 526 pontos, superando resultados de países como Finlândia (520 pontos) e Canadá (520 pontos), ficando muito próximo da pontuação alcançada pelo 1º e 2º lugar, China Continental (555 pontos) e Singapura (549 pontos).

A instituição aderiu ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes para Escolas (PISA-S), e obteve pontuação acima da média nacional e internacional: 540 pontos em Leitura (OCDE: 487; Brasil: 413); 526 pontos em Matemática (OCDE: 489; Brasil: 384); e 511 pontos em Ciências (OCDE: 489; Brasil: 404).

- Continua depois da publicidade -

Além de analisar o conhecimento e habilidades em Leitura, Matemática e Ciências, o estudo também dedicou especial atenção a aspectos socioemocionais, colhendo percepções dos alunos sobre como o desempenho nestes temas universais são úteis para os estudos e planos de carreira. Para a diretora geral do Portinari, Silvana Araújo, o PISA-S torna-se uma ferramenta com resultados relevantes para a Escola e para os alunos.

“Somos uma escola com viés humanista, buscamos preparar os estudantes para as experiências que irão vivenciar em sociedade e em uma economia globalizada. O PISA-S abre mais uma janela que nos permite visualizar como nossas estratégias acadêmicas reverberam no aluno”, analisa a gestora, que tem mais de 20 anos dedicados à educação escolar.

“Já do ponto de vista para o aluno, veja o quão rico é poder olhar-se num panorama global, é uma amostra interessante perante realidades acadêmicas em várias partes do mundo com relação a assuntos que vão, verdadeiramente, influenciar suas escolhas e sucesso no futuro. A economia mudou, as oportunidades de trabalho ser renovam, e essa mutação cada vez mais constante pede, também, que o aluno desenvolva habilidades que vão além dos conhecimentos básicos”, completa

O Programa

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), um dos mais conceituados estudos comparativos de desempenho escolar, realizado a cada três anos em mais de 80 países pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), criou a versão PISA para Escolas (PISA-S), permitindo a estas instituições acesso a uma análise minuciosa sobre a sua relação com os alunos e a aplicabilidade da metodologia acadêmica adotada.

No Brasil, o PISA-S foi aplicado em 597 Escolas (públicas e privadas) pela Fundação Cesgranrio, no final do ano passado, e teve os resultados entregues no final do primeiro semestre. Os dados também foram comprados a outras 11.327 escolas internacionais (PISA 2019).

O PISA traça um comparativo internacional de conhecimento e habilidades de estudantes na faixa dos 15 anos, idade em que, geralmente, ocorre o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. Ambos, PISA e PISA-S, se baseiam na mesma matriz de referência, permitindo a comparação dos resultados. Além disso, o programa também permite que seja desenvolvida uma rede global de educadores onde as experiências poderão ser compartilhadas, contribuindo para a ampliação de novos conhecimentos e novas metodologias em suas escolas.

FONTE: Do A Tarde

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Workshop de gestão empresarial passará por cinco cidades do Nordeste

Evento realizado pelo especialista Marcus Marques tem objetivo de apresentar as habilidades da maestria empresarial para acelerar os resultados dos negócios. Entre 23 e 27...