Início » Cotidiano » Ramal do Apodi avança obras para levar água ao interior do Nordeste

Cotidiano

Ramal do Apodi avança obras para levar água ao interior do Nordeste

Imagine uma grande artéria de água cortando o semiárido, levando não apenas um recurso vital, mas também esperança, desenvolvimento e segurança para milhões de pessoas. Esse é o cenário que está se tornando realidade com ...
Redação, da Agência NE9
25 de setembro de 2025 - às 09:11
Atualizado 25 de setembro de 2025 - às 09:11
4 min de leitura

Imagine uma grande artéria de água cortando o semiárido, levando não apenas um recurso vital, mas também esperança, desenvolvimento e segurança para milhões de pessoas. Esse é o cenário que está se tornando realidade com as obras aceleradas do Ramal do Apodi, uma parte crucial do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).

Na última quarta-feira (24), as equipes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) estiveram no Rio Grande do Norte para acompanhar de perto o andamento desta que é uma das maiores obras de infraestrutura hídrica do país. E a princípio, a notícia é excelente: os trabalhos estão em ritmo intenso, rumo à conclusão.

O que é o Ramal do Apodi?

Com 115 km de extensão, o Ramal é a ponta final do Eixo Norte do PISF, a peça que vai concretizar a promessa de levar as águas do São Francisco para o coração do Nordeste Setentrional. Sua missão é ambiciosa: garantir segurança hídrica para 54 municípios nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba, beneficiando diretamente cerca de 750 mil pessoas.

Ao mesmo tempo, a obra é um complexo projeto de engenharia que inclui a construção de canais, barragens, macrodutos e um impressionante túnel de mais de 6 km na divisa entre PB e RN.

Uma Obra em Movimento: Números que Impressionam

Assim, para entender a dimensão do esforço para fazer essa obra avançar, basta olhar para os números presentes no canteiro de obras:

ItemDetalheSignificado
Extensão Total115 kmLiga o Eixo Norte do PISF ao RN
Capacidade de VazãoAté 40 m³/sVolume robusto para abastecer múltiplas demandas
Pessoas Beneficiadas~750 milPopulação de centenas de comunidades
Municípios Atendidos54Cidades no RN, CE e PB
Empregos GeradosMais de 1.000Frente de trabalho ativa direta
Equipamentos em OperaçãoMais de 600Mostra a grandiosidade da obra

Muito Além do Abastecimento: O Legado do Ramal

O coordenador-geral de Obras, Tiago Portela, reforçou o compromisso de acelerar cada etapa. Mas os benefícios vão muito além da água chegando às torneiras. A infraestrutura vai:

  • Perenizar Rios: Revitalizar cursos d’água intermitentes da região, transformando a paisagem e o ecossistema.
  • Fortalecer a Agricultura: Garantir água para irrigação, impulsionando a produção de alimentos e a economia local.
  • Atrair Investimentos: Oferecer segurança hídrica para a instalação de indústrias, gerando mais empregos.
  • Garantir o Abastecimento Humano: Acabar com o fantasma da seca para centenas de milhares de famílias.
Ramal do Apodi

O Ramal de Apodi é uma das etapas do projeto Caminho das Águas.

Um Compromisso com o Futuro

A reunião desta quarta-feira serviu para alinhar os marcos de entrega, seguindo a orientação direta do ministro Waldez Góes para acelerar ao máximo a conclusão do projeto. De acordo com o diretor Bruno Cravo, do MIDR, o ramal é “fundamental para o abastecimento da região oeste do Rio Grande do Norte”.

O Ramal do Apodi é mais do que concreto e aço. É um símbolo de resiliência e um investimento no desenvolvimento sustentável do Nordeste. Cada metro de canal escavado é um passo em direção a um futuro com mais igualdade, oportunidades e qualidade de vida para uma região que há tanto tempo espera por essa transformação. A água está chegando, e com ela, um novo tempo.

LEIA TAMBÉM