A empresa de negócios do Governo do Estado do Piauí já possui sedes na Estônia e Portugal.
O governador Rafael Fonteles inaugurou com sucesso um novo escritório da Investe Piauí, uma empresa estatal dedicada a atrair investimentos estrangeiros. O evento ocorreu nesta quarta-feira (16), marcando a terceira inauguração de escritórios da empresa no exterior, situado em Cambridge, no Massachusetts, Estados Unidos.
Na cerimônia de abertura do novo escritório internacional, estiveram presentes o embaixador Santiago Mourão, cônsul-geral do Brasil em Boston, juntamente com a equipe do governador. Vale ressaltar que o Governo do Piauí já possui locais de atuação em Tallin, na Estônia, e também em Lisboa, Portugal. A meta é expandir a rede de captação de investimentos internacionais com a instalação de mais um escritório na China.
Fonteles enfatiza a importância da localização estratégica da nova estrutura, posicionada no coração de um próspero centro de conhecimento tecnológico. “Estamos a poucos metros do MIT e de Harvard. O prédio que abriga nosso escritório é repleto de startups. Pretendemos focar em tecnologia da informação e apoio a empreendedores. Com nosso programa, estamos planejando acelerar 400 startups no Piauí”, revelou o governador.
De acordo com Victor Hugo Saraiva de Almeida, diretor-presidente da Investe Piauí, a
inauguração do escritório abre portas para oportunidades de networking com instituições de renome, como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts. A iniciativa visa criar um ambiente propício para o desenvolvimento de startups e ecossistemas de inovação. “Com a inauguração deste escritório, estamos planejando nossa primeira reunião liderada pelo governador Rafael Fonteles, durante o segundo semestre”, afirmou Almeida.
No decorrer desta quarta-feira (16), o governador Rafael Fonteles planeja se reunir com Bill Aulet e Devon Sherman Daley, representantes do Martin Trust Center for MIT Entrepreneurship. A meta é estabelecer uma parceria com o Governo do Estado do Piauí, utilizando a metodologia do empreendedorismo disciplinado para abordar desafios sociais.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste vai ganhar nove ferrovias com projeto de transportes eficientes
– Ministro do Turismo conhece a imensidão dos Lençóis Maranhenses e anuncia programas e parcerias destinados ao setor
– Paraíba tem a cidade mais segura do Norte/Nordeste
Posteriormente, está prevista uma reunião com Shari Loessberg, professora sênior de inovação tecnológica, empreendedorismo e gestão estratégica na MIT Sloan School of Management, juntamente com Stuart Krusell, da Global Programs. Eles representam o MIT REAP, um programa que fomenta a aceleração de ecossistemas empreendedores orientados para a inovação (IDE). A colaboração visa explorar oportunidades no setor de energias renováveis e na transição energética.
Com um enfoque particular em startups, o governador Rafael Fonteles também se dedicou a compromissos importantes na tarde da terça-feira (15), quando visitou o Consulado-Geral do Brasil em Boston. Durante sua estadia na representação brasileira nos Estados Unidos, ele teve a chance de conhecer startups brasileiras atuantes no país, muitas delas focadas na área da saúde.
REDAÇÃO com Assessoria