O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaQuinze capitais poderão ter mais 60 dias de prazo para ativação do...

Quinze capitais poderão ter mais 60 dias de prazo para ativação do sinal do 5G. Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió e Teresina estão na lista.

Além disso, a expectativa é de que no Rio de Janeiro, Palmas, Florianópolis e Vitória o 5G comece a rodar até o fim de setembro

5G
O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar essa extensão. Pela regra atual, todas as capitais deveriam receber o sinal até o fim de setembro. Mas, em razão do cronograma de entrega de equipamentos necessários para evitar interferências de sinal, o grupo recomendou a ampliação do prazo.

- Continua depois da publicidade -

Agora, essas 15 cidades precisam estar liberadas para a ativação do 5G até 28 de outubro. As operadoras então teriam mais 30 dias para ligar o sinal, até 27 de novembro.

A prorrogação vale para Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, Teresina, São Luís, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Boa Vista, Manaus e Belém. Já estão com o 5G operante Brasília, São Paulo, João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Nesta sexta, o Grupo de Acompanhamento das Obrigações da Faixa de 3,5 Ghz (Gaispi) autorizou que a tecnologia seja ligada no próximo dia 16 em mais três cidades: Salvador, Goiânia e Curitiba.

Além disso, a expectativa é de que no Rio de Janeiro, Palmas, Florianópolis e Vitória o 5G comece a rodar até o fim de setembro, no prazo atual. Ou seja, no momento, a previsão é de que 12 capitais estejam com o 5G funcionando até o fim deste trimestre.

“Por questão de segurança em razão da limpeza das faixas para que não ocorram interferências, é melhor prorrogar. E ainda tenho muita convicção de que até meados de setembro a grande maioria seja liberada”, afirmou o conselheiro da Anatel Moisés Moreira, que preside o Gaispi, não descartando a hipótese de alguma das 15 capitais com prazo prorrogado receber a tecnologia antes do previsto, a depender do trabalho de liberação das faixas, coordenado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF).

“A avaliação que temos é de que estão ido muito bem na implantação do 5G. Nós já sabíamos que isso não ocorre tão rápido, é um processo que tem vários desafios. Alguns aprendizados, questões técnicas que vão balizar o restante do nosso país de forma mais fácil”, avaliou o conselheiro sobre o processo até o momento.

FONTE: ME Com informações de Estadão Conteúdo: (Amanda Pupo)

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos