O Quilombo dos Palmares está mirando virar referência mundial de afroturismo. Para isso, o Governo de Alagoas vai investir em infraestrutura para atrair turistas de todo o planeta.
Além disso, após a sanção da Lei que oficializou o dia 20 de novembro como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a Serra da Barriga pode se transformar no local oficial de celebração da data.
Ao mesmo tempo, o trabalho é feito em parceria com a Fundação Cultural Palmares. A princípio, o objetivo é transformar a Serra da Barriga, onde está situado o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em uma espécie de “capital” desse dia emblemático.
Projeto de turismo e consciência histórica
Essa iniciativa faz parte de um projeto mais amplo para promover o turismo e aumentar a consciência histórica dos visitantes. No primeiro semestre de 2023, o Parque recebeu a visita de 11.852 pessoas. Além disso, o estado de Alagoas, que abriga 76 comunidades quilombolas, visa impulsionar o “afroturismo”.
Além de concentrar as celebrações, Alagoas busca apoio do Ministério do Turismo e da Embratur para incluir a região em campanhas internacionais de promoção. Desta forma, mira entrar de vez no circuito turístico para mostrar um pouco da história do Brasil através da população negra.
LEIA TAMBÉM:
– “Rei do Ovo” vai ampliar a produção no Rio Grande do Norte
– Ranking elege os bairros mais valorizados do Nordeste
– Nordeste ganhará 38 novos campi de institutos federais
Parque Memorial Quilombo dos Palmares
O Parque Memorial Quilombo dos Palmares existe desde 2007. A área teve tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1985. A localidade recria o ambiente da República dos Palmares, o maior e mais organizado quilombo já registrado nas Américas.
LEIA TAMBÉM:
– Ranking revela estados que mais geram empregos no Nordeste
– IBGE: estados do Nordeste lideram altas no setor de Serviços
– Rio Grande do Norte tem o maior fluxo turístico dos últimos 7 anos
– Sergipe sai na frente e lança programação do São João
No auge do quilombo, durante o século XVII, a comunidade dos Palmares reunia até 20 mil pessoas. Zumbi, líder quilombola, liderou a resistência contra a escravidão entre 1678 e 1695. Ele morreu neste ano, no dia 20 de novembro, data que se tornou o feriado nacional do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.