Depois de uma eliminação um tanto quanto precoce na Copa do Mundo do Catar, a Seleção Brasileira começou com uma notícia positiva – ao menos nas categorias de base. Isso porque o Brasil venceu o Sul-Americano sub-20 em 2023 depois de mais de uma década sem levantar esse título. Mas, afinal de contas, quem são os jogadores que estiveram nesse elenco e participaram do campeonato?
Que o Brasil está constantemente revelando jovens jogadores extremamente talentosos, isso não é segredo para absolutamente ninguém. Acontece que, mesmo tendo algumas das melhores revelações do futebol internacional nos últimos anos, o país não vinha conseguindo vencer grandes competições de base.
Isso mudou justamente neste ano, quando, com um time que não era tão badalado quanto outros relativamente recentes, a Seleção Brasileira Sub-20 levantou o caneco do Sul-Americano. No entanto, ao contrário do que muitos podem acreditar, nesse caso não apenas o título é importante mas, também, a perspectiva de futuro.
A Seleção Brasileira Sub-20 é encarada por muitos como uma possível base para o time principal dos próximos anos. E, de fato, alguns atletas fizeram valer essa expectativa durante o campeonato. Dito isso, saiba quem são os jogadores do Brasil que venceram o Sul-Americano de base em 2023:
Goleiros
Os convocados pelo técnico Ramon Menezes para a Seleção Sub-20 que disputou o Sul-Americano de 2023 foram: Kaíque (do Palmeiras), Kauã Santos (do Flamengo) e Mycael (do Athletico Paranaense). O titular absoluto desse time foi Mycael – e com muitos méritos, diga-se de passagem.
Ainda que a posição de goleiro seja uma das melhores representadas pelo Brasil nos últimos anos, vide a presença de Alisson e Ederson principalmente, é positivo saber que a Seleção segue cultivando bons nomes. Mycael, por fim, é a prova que ainda há perspectiva de bons atletas para a posição por mais alguns nomes.
O jogador, inclusive, chegou a ser convocado para o amistoso da Seleção Brasileira principal contra Marrocos. O técnico foi Ramon Menezes, que assumiu interinamente o Brasil depois da saída de Tite – após a eliminação na Copa do Mundo. Isso quer dizer, então, que o jovem atleta do Athletico está no radar das convocações.
Laterais
Se de goleiros o Brasil vem sendo muito bem servido ao longo dos últimos anos, não se pode dizer o mesmo das laterais. Esse é considerado por muitos como o setor mais problemático da Seleção Brasileira atualmente, justamente pela dificuldade de encontrar atletas à altura da posição.
No Campeonato Sul-Americano Sub-20, no entanto, alguns acabaram se destacando. O técnico Ramon Menezes convocou para a posição os jogadores Arthur (do América Mineiro), André (do Bahia), Kaiki Bruno (do Cruzeiro) e Patryck (do São Paulo).
Há uma expectativa bastante alta com relação principalmente a dois desses jogadores: Arthur e Patryck. O primeiro, inclusive, também foi convocado para a Seleção principal no amistoso contra Marrocos, mas acabou não entrando em campo. O outro jogou a final contra o Uruguai no Sul-Americano e é uma boa aposta para o futuro.
Zagueiros
A defesa é outra posição em que o Brasil também vem sendo muito bem representado – e provou isso no Sul-Americano Sub-20. A Seleção não apenas tem bons nomes para esse setor como, também, vem renovado de tempos em tempos e, para pelo menos mais três Copas do Mundo, há com quem contar.
No Sul-Americano, foram convocados por Ramon Menezes os zagueiros Douglas Mendes (do Red Bull Bragantino), Robert (do Corinthians), Weverton (do Cruzeiro) e Jean (do Coritiba). Destes, sabe-se que há uma grande expectativa em cima de Robert – que pode pintar em breve como um dos convocados da seleção principal.
Meio campistas
O meio campo também é um setor que, curiosamente, está bem representado no Brasil – ao menos no sub-20. Isso porque a Seleção Brasileira vem penando para encontrar “camisas 10” tradicionais para o seu time principal, ainda que seja muito bem representado, tanto com titulares quanto com reservas, na volância.
Para o Sul-Americano, foram convocados os jogadores Andrey Santos (do Vasco), Marlon Gomes (também do Vasco), Ronald (do Grêmio), Alexsander (do Fluminense) e Guilherme Biro (do Corinthians). Andrey, do Gigante da Colina, é sem sombra de dúvidas a grande aposta dentre os citados – não à toa já foi comprado pelo Chelsea.
Atacantes
A Seleção Brasileira sub-20 também tem bons nomes no setor de ataque – e isso não é de hoje. Nesse caso, nas divisões de base, o país está muito bem representado não apenas com pontas extremamente habilidosos, algo que já se vê na equipe principal, como também com centroavantes – ou centroavante, melhor dizendo.
Os convocados para essa posição foram Stênio (do Cruzeiro), Pedrinho (do Corinthians), Giovane (do Corinthians), Renan Viana (do Athletico Paranaense), Luís Guilherme (do Palmeiras), Sávio (do PSV, da Holanda) e Vitor Roque (do Athletico Paranaense).
Vitor Roque é sem sombra de dúvidas a grande aposta desse setor – e da Seleção, como um todo. Ele também foi convocado para a Seleção principal recentemente e há quem diga que está sendo pretendido por clubes como Barcelona e PSG.
Times que precisam ficar de olho em suas categorias de base
Alguns times que são tradicionalmente reconhecidos pela formação de bons jogadores ficaram de fora dessa lista de convocação de Ramon Menezes. Ou seja, não revelaram jogadores que, atualmente, se destacam suficientemente para estarem entre os pretendidos de Ramon Menezes.
Um desses times é o Santos. O Peixe sempre foi muito conhecido por formar verdadeiros craques – de Pelé a Neymar, Ganso, Rodrygo e companhia. No entanto, não tem um jogador sequer nessa recente convocação.
O mesmo vale para o Botafogo que, em anos anteriores, já teve jogadores muito bem visados nas categorias de base – mas que ficou de fora dessa competição. O mesmo vale para o Internacional de Porto Alegre.