Adotar a prática de exercícios físicos é algo primordial para a nossa saúde. Isso já é comprovado cientificamente e, portanto, unanimidade. Mas ainda há dúvidas sobre qual a frequência ideal para se praticar esportes.
Afinal de contas, existem centenas de tipos e intensidades de atividades, incluindo os esportes. Dessa forma, além de saber a modalidade ideal para praticar, é preciso ficar atento a outras questões.
Elas incluem, por exemplo, ter em mente quantas vezes por semana você pode praticar determinado esporte. Levando em conta que, dependendo da sua condição física, a prática excessiva e na intensidade errada também será prejudicial.
Então, dito isto, você já deve ter imaginado que, além de escolher a atividade certa, é preciso saber a frequência ideal para praticá-la. E é isso que vamos te mostrar a seguir.
Veja como determinar a regularidade das práticas esportivas e de exercícios em geral.
Como saber a frequência ideal para se praticar esportes
Bom, vamos começar por uma atitude essencial que deve ser adotada por qualquer pessoa que deseja praticar esportes. Ela consiste em realizar um checkup médico com o objetivo de verificar as suas condições de saúde.
E isso vale para indivíduos de todas as idades! Se você possui uma doença pré-existente (não importa em qual parte do corpo), informe ao médico. O mesmo vale se você já passou por cirurgias ou procedimentos desse tipo.
No caso de pessoas com mais de 30 anos, também é recomendável a realização de um eletrocardiograma. Esse exame avalia a atividade elétrica do coração. Ele detecta o ritmo e o número de batimentos cardíacos, verificando se está tudo certo com o coração.
Depois do checkup, faça também uma avaliação com um professor de educação física, que pode te acompanhar durante a realização do esporte. Esse profissional vai te orientar sobre a frequência ideal para se praticar esportes e como praticá-los de forma correta. E tudo isso sempre ancorado na avaliação médica.
Constância perfeita na prática de esportes
Já ouviu falar na expressão “atleta de final de semana”? Ela é usada para se referir a pessoas que praticam esportes apenas nos fins de semana. Ou seja, geralmente trabalham a semana toda e tiram um tempinho para alguma atividade física apenas nos sábados ou domingos.
E essa rotina não é nada recomendável. Então, quando falamos na frequência ideal para se praticar esportes, excluímos imediatamente ser “atleta de final de semana”. Além disso, na maioria das vezes, essas pessoas não realizam nenhum tipo de acompanhamento.
Claro que, no caso de atividades intensas, você não vai praticá-las todos os dias. Por exemplo, está pensando em começar a correr? Nesse caso, pode correr por mais tempo (ou até em competições) nos finais de semana. Mas, durante a semana, você não pode ficar totalmente parado. Separe ao menos 30 minutos diários para correr ou caminhar (pode ser na esteira e/ou na academia).
Intensidade x Frequência
A intensidade das atividades físicas está diretamente ligada com a frequência. Quanto maior a intensidade do esporte praticado, mais tempo será necessário para a plena recuperação do organismo (antes do próximo ciclo de exercícios). Mas, ressaltamos que não é indicado ficar totalmente parado.
Ou seja, praticou uma atividade intensa no domingo? Então pegue leve durante os próximos dias, mas não deixe de realizar atividades leves.
Além disso, todo o esporte e atividade física possuem níveis de progressão. Isso significa que, com o passar do tempo, sua resistência vai aumentar. Dessa forma, a constância da atividade e o tempo dela mudarão conforme sua evolução. E esse é mais um motivo para você fazer um acompanhamento com um professor de educação física.
Recomendações da OMS
Para encerrar, vamos mostrar aqui o que diz a Organização Mundial da Saúde sobre a prática e frequência ideal para se praticar esportes:
A OMS recomenda a realização de, no mínimo, 155 minutos de atividades físicas por semana para adultos. Isso daria o equivalente a pouco mais de 22 minutos por dia;
Porém, 300 minutos de atividades por semana é o ideal, o que daria cerca de 42 minutos por dia;
Para crianças e adolescentes, a entidade aconselha a realização de 60 minutos (média) de atividade aeróbica por dia;
A adoção dessas práticas reduz o risco de doenças como diabetes, obesidade, câncer e doenças cardiovasculares. E isso é comprado cientificamente!
No entanto, não se esqueça de levar em conta suas limitações físicas e problemas de saúde (se tiver).
O segredo é respeitar os limites do seu corpo e manter um acompanhamento médico e com um profissional de educação física. Feito isso, vai definir a frequência ideal para a prática do seu esporte favorito.
Para mais detalhes sobre os esportes mais comuns, acesse o site Senhor Esporte.
Foto: Pixabay