Início » Cotidiano » Qual a previsão do tempo para o Nordeste em setembro?

Cotidiano

Qual a previsão do tempo para o Nordeste em setembro?

A previsão do tempo indica que, de forma geral, o Nordeste terá chuvas dentro da média histórica na maior parte de seus estados.
Redação, da Agência NE9
26 de agosto de 2025 - às 08:36
Atualizado 26 de agosto de 2025 - às 08:36
3 min de leitura
calor e clima seco
A percepção que o Nordeste está mais quente é quase uma unânime. foto: Freepik

Se você que se planejar ou simplesmente quer saber como vai estar o tempo em setembro, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para o Nordeste traz notícias majoritariamente boas. Contudo com um alerta importante para algumas áreas.

A previsão indica que, de forma geral, o Nordeste terá chuvas dentro da média histórica na maior parte de seus estados. Isso é uma excelente notícia, pois significa que o padrão de chuvas esperado para o período deve se confirmar, trazendo estabilidade.

No entanto, é preciso ficar atento a uma exceção significativa: o litoral nordeste da Bahia é a área que mais preocupa, com previsão de volumes de chuva podendo ficar até 50 mm abaixo da média. Essa condição, associada a outro fator, eleva o risco de seca nesta localidade específica.

Temperaturas: Prepare-se para mais calor

Enquanto as chuvas se mantêm estáveis na maioria dos lugares, o termômetro deve subir. A previsão é de temperaturas acima da média em toda a região central e leste do Nordeste.

A previsão de temperatura para a região é:

  • Maior parte da região: entre 22 °C e 27,5 °C
  • Áreas pontuais mais amenas: no centro de Pernambuco e no sudeste da Bahia, as mínimas podem variar entre 17 °C e 20 °C.

Impacto direto na agricultura

O clima é decisivo para o campo, e esta previsão tem dois lados:

  1. Notícia Boa: Para a maior parte do Nordeste, as chuvas próximas da média são extremamente benéficas para as safras de feijão e milho. Elas garantem o suprimento hídrico necessário nas fases mais críticas das plantas, especialmente para o enchimento dos grãos, o que pode resultar em boa produtividade.
  2. Alerta Laranja: A combinação de chuvas abaixo da média e temperaturas mais elevadas no norte do litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte aumenta significativamente o risco de déficit hídrico. Esta situação é crítica para as lavouras de sequeiro (que dependem exclusivamente da chuva) e para a formação e manutenção de pastagens, podendo afetar a alimentação do rebanho.
previsão do tempo setembro

Previsão do tempo para o Nordeste

  • Chuva: Na média na maior parte da região. Atenção para o litoral nordeste da Bahia, com previsão de menos chuvas.
  • Temperatura: Predomínio de calor acima da média, com algumas ilhas de clima mais ameno.
  • Impacto: Cenário positivo para a agricultura na maioria das áreas, mas com risco de estiagem em pontos específicos do litoral.

Fique atento às atualizações periódicas do INMET e, se estiver nas áreas de alerta, é hora de tomar medidas preventivas para mitigar os possíveis efeitos do tempo mais seco.