O “Quadrilhando”, que é fruto da criatividade e do pertencimento que as quadrilhas juninas de Campina Grande (PB) têm pelo seu produto cultural, se associa a Rede Nacional de Turismo Criativo
O “Quadrilhando”, que é um produto da Economia Criativa, e que já é uma atração com a identidade dos festejos de São João, da cidade de Campina Grande (PB), a partir de agora passa a compor o quadro de associados da Rede Nacional de Turismo Criativo (Recria).
O objetivo do “Quadrilhando” é resgatar a cultura das quadrilhas juninas por meio da dança, da poesia, da comida típica, do artesanato e de muito forró durante e fora do período junino, e esse espírito de coletivo e de cocriação existente entre os atores que participam desse produto turístico junino campinense, vem bem de encontro aos objetivos da Recria, que é o de promover e dar visibilidade a experiências únicas, desenvolvidas por meio da Economia Criativa.
A Recria está vinculada ao Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), como uma célula de inovação, criada em 2017, em Recife (PE), pelos pernambucanos Karina Zapata, João Paulo da Silva e Larissa Almeida. A Rede vem contribuindo para a integração de pessoas, de lugares e de experiências turísticas espalhadas por Recife, notadamente nas comunidades da Ilha de Deus e da Bomba do Hemetério, mas que já associados pelo Brasil, onde, por meio da economia criativa, e com a cocriação, com o encantamento e com a inclusão social, criaram um movimento integrativo de experiências de Turismo Criativo que impulsionam o desenvolvimento das pessoas, do ambiente e da cultura local.
Para o coordenador do “Quadrilhando”, Lima Filho, a expectativa com a adesão do produto junino a Rede Recria é de que possam crescer no cenário nacional da economia criativa. “Atuar em rede é bom para todos. A Recria é premiada nacionalmente, logo é uma grande vitrine. Para o “Quadrilhando”, será muito importante esse “selo de coletivo” que a Recria representa. Além de toda a assistência que a Rede oferece na divulgação, no acompanhamento e na divulgação dos seus associados”, enfatizou Lima.
O “Quadrilhando” é um produto da Economia Criativa do Turismo, criado a partir da consultoria de Mirian Rocha e José Carlos Almeida, da ACG Turística, contratados pelo Sebrae (PB), por meio da gestora de Turismo e Economia Criativa, Regina Amorim.
Quem realiza o evento “Quadrilhando” é a Associação de Quadrilheiros de Campina Grande (Asquaju CG), que contribui para o crescimento da economia da cadeia produtiva do turismo, pois mais de 200 profissionais trabalham durante cada edição do “Quadrilhando”, gerando emprego e renda para os quadrilheiros.
Em 2020, o “Quadrilhando” mudou de local e passou a contar com o apoio social da Vila Sítio São João, que doou o espaço de forma gratuita para a realização das apresentações. Toda a renda das apresentações do “Quadrilhando” é revertida em prol das quadrilhas juninas e entidades que participam do projeto.
FONTE: ALESSANDRA LONTRA