O Nordeste vai ganhar um dos maiores observatórios de violência contra a mulher do Brasil. A proposta em questão busca submeter ao Programa Cientista Chefe da Secretaria das Mulheres, o projeto intitulado “Abordando as violências contra as mulheres no Estado do Ceará: sugestões e tecnologias sociais em políticas públicas”.
O intuito principal é criar embasamento factual e sugerir políticas públicas por meio de metodologias inovadoras e tecnologias sociais para lidar com a violência contra as mulheres.
Na tarde da última terça-feira (23), a secretária executiva de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Ceará, Raquel Andrade, apresentou a proposta à titular da Secitece, Sandra Monteiro, durante uma visita. O encontro contou com a presença das professoras Helena Frota e Danielle Alves, pesquisadoras do Observatório da Violência contra a Mulher da Universidade Estadual do Ceará (Observem/Uece), além da vice-reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca), Socorro Vieira.
Observatório vai mapear dados
De acordo com o projeto, a ideia central é unir os Observatórios das universidades estaduais cearenses para estabelecer um dos maiores Observatórios da Violência contra a Mulher no país. Dessa forma, a iniciativa visa mapear dados e compreender os diversos cenários de violência contra as mulheres. Em resumo, o objetivo é de construir políticas públicas eficientes para a proteção das mulheres cearenses.
Durante a reunião, a professora Helena Frota entregou à secretária Sandra Monteiro a coletânea intitulada “Observatório da Violência Contra a Mulher – Monitorando e prevenindo a violência contra a mulher”, publicada pelas editoras EdMeta e EdUECE. Essa publicação abrange um trabalho abrangente e significativo. A princípio, apresenta dissertações e teses que fornecem dados científicos e acadêmicos obtidos pelo Observem.
LEIA TAMBÉM:
– Chuvas podem ultrapassar a média histórica no Nordeste
– Nordeste se prepara para iniciar vacinação contra a dengue
– Quais os cinco maiores influenciadores digitais do Nordeste?
– Nordeste é o destino mais desejado pelos brasileiros em 2024
Sobre o Programa Cientista Chefe
Lançado pelo Governo do Ceará, por meio da Secitece, o programa Cientista Chefe é uma iniciativa inovadora. Ao mesmo tempo une o meio acadêmico e a gestão pública, através do trabalho de pesquisadores sêniores dentro das secretarias ou órgãos estratégicos estaduais. Primordialmente, eles se integram à equipe de gestão para identificar os principais desafios e encontrar soluções capazes de melhorar os serviços. Desse modo, proporcionando mais qualidade de vida para os cearenses. O programa é executado pela Funcap.
REDAÇÃO com Secom CE