A edição do projeto ‘Sol Maior’ desta quinta-feira (26), realizada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), apresenta uma mistura, no mínimo, interessante, mesclando os acordes do piano com os timbres do acordeon e o compasso da bateria. Quem quiser conferir o resultado dessa combinação nada convencional, é só comparecer ao Hotel Globo, no Centro Histórico de João Pessoa, a partir das 16h. A entrada é gratuita.
Nesta edição, os músicos Edu Araújo, que administra o piano e o acordeon, e Beto Preah, com sua bateria contagiante, são os responsáveis por animar a tarde e movimentar o Centro Histórico. Sem contar que, no final, o espetáculo do pôr do Sol se torna ainda mais belo com a execução da canção ‘O Trenzinho do Caipira’, de Heitor Villa-Lôbos, que é a marca do projeto.
“Nós estamos consolidando um trabalho em torno do Hotel Globo que revela a sua identidade e sua vocação histórica de ser um ambiente de contemplação e de fruição das artes” declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves. Ele observou que o projeto ‘Sol Maior’ e as exposições de artes estão conseguindo atrair moradores e visitantes para um momento único na nossa cidade. “Isso é muito importante”, ressaltou.
O ‘Sol Maior’ é uma iniciativa que traz, semanalmente, músicos instrumentais para se apresentarem no espaço do Hotel Globo, de onde é possível admirar o Rio Sanhauá e o casario do Centro Histórico. Todas as quintas-feiras, dois convidados mostram seus talentos executando canções que embalam o entardecer.
Exposições – Quem for ao Hotel Globo, além de curtir as atrações musicais, poderá apreciar a exposição ‘João Pessoa em Linhas e Cores’, que está em cartaz até 30 de setembro. A mostra envolve pinturas, desenhos e esculturas criados por artistas com raízes nas mais diferentes tradições e linguagens da arte.
Nomes como Camila Oliveira, Conceição Myllena, Davi Queiroz, Jonathan Guedes, Mayara Ismael, Sayonara Brasil, Sandra Adélia, Neska Brasil, Logan, Antônio Lima e Kiuslânia Jordão estão entre os artistas que produziram as obras em exposição. O evento respeita todos os protocolos de saúde.
Foto- Funjope/Divulgação
FONTE: Imprensa PMJP // TEXTO: Lucilene Meireles