O projeto Nordeste Arretado foi lançado em São Paulo, ainda em dezembro do ano passado, e já foi apresentado ao trade turístico em Alagoas, Recife, João Pessoa e Natal. O roadshow ainda irá passar por Ribeirão Preto, em São Paulo; Cuiabá e Campo Grande.
Em cada evento, os locais recebem mais de 120 profissionais do turismo, oportunidade em que acontecem as capacitações, network e experiência. Conforme Débora Luna, coordenadora de Marketing da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), a participação dos agentes de viagens e operadores é intensa, com muitos deles procurando mais informações ao término de cada apresentação. A estimativa da organização é impactar diretamente mais de 5 mil profissionais de turismo, sendo 2 mil presencialmente.
“Os eventos estão sendo excelentes, com participação ativa de todos os agentes e operadores de viagem, todos muito interessados e buscando mais informações, principalmente, sobre os roteiros integrados, como a Trilha dos Potiguaras e o Caminho das Ararunas, que são roteiros diferentes dos tradicionais sol e mar, apesar da Costa Potiguara ser uma travessia para o litoral, mas é uma pegada de aventura e experiência. O pessoal está bem interessado”, pontuou Débora Luna.
De acordo com uma das sócias da empresa BBG Brasil – empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto – Luciana Fernandes, apesar de ainda faltarem cinco etapas para a ação ser finalizada, já se percebe a grande repercussão entre os agentes e operadores de turismo. “Os eventos estão sendo um sucesso, muitas operadoras já estão comercializando os roteiros e divulgando o Nordeste Arretado, a exemplo do Hotel Do, Azul Viagens, CVC, Soul Travel, FRT, entre outras”, afirmou.
Para colocar o “Nordeste Arretado” em prática houve contatos iniciais com o Ministério do Turismo (MTur), que aprovou a ideia e investiu no projeto. Cada um dos quatro estados aportou recursos de cerca de R$ 400 mil, enquanto o Ministério investiu com o volume maior, de aproximadamente R$ 1,8 milhão.