O programa Partiu Estágio, promovido pelo Governo da Bahia, está com 5.541 oportunidades abertas até o dia 23 de outubro para universitários que desejam estagiar em órgãos públicos do Estado.
Os contratos para estagiários têm validade de um ano e incluem benefícios como auxílio transporte, seguro de vida e férias remuneradas. Os estagiários recebem uma bolsa de R$ 607. “Embora o contrato tenha duração de um ano, não há limite para alunos com deficiência”, esclarece Célio Alcântara, coordenador do programa.
De acordo com a Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, 10% das vagas são reservadas para candidatos com deficiência. Além disso, são priorizados os alunos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), aqueles que concluíram o ensino médio em escola pública ou que possuam bolsa integral em instituições privadas.
Neste edital (nº 002/2024), estudantes de 126 áreas de 65 municípios da Bahia poderão estagiar em 60 órgãos públicos, incluindo, além da Secom, as Secretarias da Educação (SEC), Saúde (Sesab), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Rural (SDR), Desenvolvimento Econômico (SDE), Desenvolvimento Urbano (Sedur), além de superintendências e universidades estaduais.
Das 5.541 vagas disponíveis, 2.194 são para a capital e 3.347 para cidades do interior da Bahia e da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Para se candidatar, os graduandos devem ter pelo menos 16 anos, residir na Bahia, ter completado 50% ou mais da carga horária do curso de graduação (seja presencial, semipresencial ou a distância) e estar matriculados em uma instituição de ensino superior com sede no estado.
Antes de se inscrever, os candidatos precisam se registrar na plataforma www.ba.gov.br. Quando selecionados, receberão uma mensagem via WhatsApp informando sobre a atualização de seu status no site, que também apresentará prazos e detalhes sobre a entrega de documentos.
LEIA TAMBÉM
– Nordeste tem 5 praias com selo internacional de proteção ambiental
– Ceará lidera crescimento da produção industrial no Brasil em agosto de 2024
– Nordeste tem 10 universidades no ranking das melhores do mundo
– Nordeste tem 327 prefeitas eleitas; veja números por estado
.