Empresários do setor sucroalcooleiro agradecem investimentos do Governo da Paraíba no Porto
Ontem o presidente-executivo do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool), Edmundo Barbosa, e empresários do setor sucroenergético, estiveram com o governador da Paraíba João Azevedo. Entre os assuntos abordados durante o encontro, os benefícios trazidos com o início das exportações de açúcar pela primeira vez através do Porto de Cabedelo. Na ocasião, eles agradeceram ao gestor paraibano os investimentos de R$ 120 milhões feitos no porto da Paraíba, que criaram as condições para o momento histórico — antes, o açúcar paraibano era exportado por Pernambuco.
O governador João Azevêdo expressou sua gratidão pela visita e ressaltou sua satisfação com os impactos positivos dos investimentos realizados pelo Governo do Estado no Porto de Cabedelo. Estes incluem o aprofundamento do canal de acesso, que passou de 9,14 metros para 11 metros, e a entrega dos armazéns 1 e 7. Essas melhorias são de grande importância para o setor sucroalcooleiro, visto que o armazenamento adequado é essencial para produtos como o açúcar.
“O sentimento é de extrema felicidade em saber que os benefícios dos investimentos que fizemos no Porto de Cabedelo já estão chegando. A exportação de açúcar pelo nosso Estado vem ao encontro de novos investimentos que o Governo ainda irá promover, como a ponte ligando Cabedelo a Lucena e a ampliação das áreas de contêineres do próprio Porto de Cabedelo, o que vai beneficiar ainda mais outros setores”, afirmou João Azevêdo.
Edmundo Barbosa agradeceu aos investimentos do Governo do Estado para tornar viável a exportação de açúcar pelo Porto de Cabedelo. “Foram medidas essenciais. São 20 mil toneladas de açúcar, o que significa um aumento de 13% nas exportações da Paraíba. Bastante significativo, e isso deve alcançar nos próximos anos mais de 100 mil toneladas de açúcar”, disse.
José Bolivar, da Japungu Agroindustrial, ressaltou que o novo momento proporcionado pela exportação de açúcar no Porto de Cabedelo fortalece ainda mais o segmento econômico. “Foi um encontro muito oportuno, para agradecermos ao governador João Azevêdo pela melhoria na infraestrutura do Porto e, a partir disso, conseguirmos fazer a primeira exportação de açúcar pelo Porto de Cabedelo originado de uma usina paraibana. Isso vai impactar de maneira muito positiva a economia do nosso estado”, comentou.
PRODUÇÃO SUCROALCOOLEIRO DA PARAÍBA
A produção sucroalcooleira na Paraíba representa um importante pilar econômico do estado. Com um clima favorável e solos propícios, a região se destaca na plantação de cana-de-açúcar. A atividade gera empregos e contribui para o desenvolvimento local, além de impulsionar a produção de etanol e açúcar, insumos essenciais para diversas indústrias. Investimentos em infraestrutura, como o aprofundamento do Porto de Cabedelo, têm potencializado ainda mais esse setor, promovendo um ciclo de crescimento econômico sustentável para a Paraíba.
Paraíba tem aumento de produção e fecha safra 2022/2023 com um volume de 7,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar produzida. A atual safra também foi superior a safra passada (2021/2022), com um volume de 5.687.959 toneladas, e maior que as de 2020/2021 (6.080.490) e 2019/2020 (6.059.540). A Paraíba é o terceiro maior produtor de cana do Nordeste, sendo Alagoas e Pernambuco os estados que mais produzem
REDAÇÃO