O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaProdução sucroalcooleiro da Paraíba ganha escoamento pelo Porto de Cabedelo

Produção sucroalcooleiro da Paraíba ganha escoamento pelo Porto de Cabedelo

Empresários do setor sucroalcooleiro agradecem investimentos do Governo da Paraíba no Porto

Ontem o presidente-executivo do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool), Edmundo Barbosa, e empresários do setor sucroenergético, estiveram com o governador da Paraíba João Azevedo. Entre os assuntos abordados durante o encontro, os benefícios trazidos com o início das exportações de açúcar pela primeira vez através do Porto de Cabedelo. Na ocasião, eles agradeceram ao gestor paraibano os investimentos de R$ 120 milhões feitos no porto da Paraíba, que criaram as condições para o momento histórico — antes, o açúcar paraibano era exportado por Pernambuco.

- Continua depois da publicidade -

O governador João Azevêdo expressou sua gratidão pela visita e ressaltou sua satisfação com os impactos positivos dos investimentos realizados pelo Governo do Estado no Porto de Cabedelo. Estes incluem o aprofundamento do canal de acesso, que passou de 9,14 metros para 11 metros, e a entrega dos armazéns 1 e 7. Essas melhorias são de grande importância para o setor sucroalcooleiro, visto que o armazenamento adequado é essencial para produtos como o açúcar.

“O sentimento é de extrema felicidade em saber que os benefícios dos investimentos que fizemos no Porto de Cabedelo já estão chegando. A exportação de açúcar pelo nosso Estado vem ao encontro de novos investimentos que o Governo ainda irá promover, como a ponte ligando Cabedelo a Lucena e a ampliação das áreas de contêineres do próprio Porto de Cabedelo, o que vai beneficiar ainda mais outros setores”, afirmou João Azevêdo.

Edmundo Barbosa agradeceu aos investimentos do Governo do Estado para tornar viável a exportação de açúcar pelo Porto de Cabedelo. “Foram medidas essenciais. São 20 mil toneladas de açúcar, o que significa um aumento de 13% nas exportações da Paraíba. Bastante significativo, e isso deve alcançar nos próximos anos mais de 100 mil toneladas de açúcar”, disse.

José Bolivar, da Japungu Agroindustrial, ressaltou que o novo momento proporcionado pela exportação de açúcar no Porto de Cabedelo fortalece ainda mais o segmento econômico. “Foi um encontro muito oportuno, para agradecermos ao governador João Azevêdo pela melhoria na infraestrutura do Porto e, a partir disso, conseguirmos fazer a primeira exportação de açúcar pelo Porto de Cabedelo originado de uma usina paraibana. Isso vai impactar de maneira muito positiva a economia do nosso estado”, comentou.

PRODUÇÃO SUCROALCOOLEIRO DA PARAÍBA

A produção sucroalcooleira na Paraíba representa um importante pilar econômico do estado. Com um clima favorável e solos propícios, a região se destaca na plantação de cana-de-açúcar. A atividade gera empregos e contribui para o desenvolvimento local, além de impulsionar a produção de etanol e açúcar, insumos essenciais para diversas indústrias. Investimentos em infraestrutura, como o aprofundamento do Porto de Cabedelo, têm potencializado ainda mais esse setor, promovendo um ciclo de crescimento econômico sustentável para a Paraíba.

Paraíba tem aumento de produção e fecha safra 2022/2023 com um volume de 7,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar produzida. A atual safra também foi superior a safra passada (2021/2022), com um volume de 5.687.959 toneladas, e maior que as de 2020/2021 (6.080.490) e 2019/2020 (6.059.540). A Paraíba é o terceiro maior produtor de cana do Nordeste, sendo Alagoas e Pernambuco os estados que mais produzem

REDAÇÃO

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Isaquias Queiroz é campeão brasileiro de canoagem

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2024 foi sediado em Lagoa Santa, Minas Gerais. Na categoria sênior, Isaquias Queiroz, principal nome da canoagem...