O Nordeste Está Aqui!

InícioAcontece no NordesteProdução Canavieira no Norte e Nordeste passa das 59 milhões de toneladas...

Produção Canavieira no Norte e Nordeste passa das 59 milhões de toneladas na safra 2023-2024

Durante o período de 2023-2024, as usinas das regiões Norte e Nordeste processaram 59,71 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. De acordo com a Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), a produção, que se encerrou em 30 de junho, foi 2,72% menor em comparação à safra de 2022-2023, quando foram processadas 61,38 milhões de toneladas.

Apesar dessa queda, Renato Cunha, presidente-executivo da NovaBio, destacou aspectos positivos no ciclo de 2023-2024.

- Continua depois da publicidade -

A produção de etanol hidratado e de açúcar aumentou 7,23% e 3,19%, respectivamente

A NovaBio representa 35 usinas e destilarias de etanol em 11 estados brasileiros.

A fabricação de etanol hidratado, utilizado para abastecer veículos flex, alcançou 1,15 bilhão de litros, comparado a 1,07 bilhão de litros na safra anterior. “No mesmo período, a produção de açúcar ultrapassou 3,46 milhões de toneladas, em contraste com as 3,35 milhões de toneladas da safra anterior”, destacou Cunha.

Renato Cunha, presidente executivo da NovaBio
Renato Cunha, presidente executivo da NovaBio foto divulgação

Por outro lado, a produção de etanol anidro, que é misturado à gasolina, diminuiu 15,09%. Cunha, que também preside o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar/PE), explicou que até 30 de junho foram contabilizados 1,06 bilhão de litros, em comparação aos 1,25 bilhão de litros do período 2022-2023.

O executivo atribui a queda principalmente à imprevisibilidade das políticas de precificação dos combustíveis, que não seguem regras estáveis, desfavorecendo o etanol em relação aos produtos de origem fóssil e mineral. “Essa situação precisa ser ajustada o mais rápido possível”, afirmou.

LEIA TAMBÉM:
Novos relatos revelam que a 1ª cidade do Brasil é do Nordeste
Chuva de Meteoros ilumina o céu de 5 estados do Nordeste
Nordeste recebe R$ 605 milhões em investimentos do PAC para os Portos da região

No entanto, essa redução não afetou o abastecimento do mercado interno, segundo Cunha. Considerando a produção total de etanol (anidro e hidratado), as unidades do Norte e Nordeste fabricaram 2,21 bilhões de litros, comparado aos 2,32 bilhões de litros da safra anterior.

Nas últimas três quinzenas, os dados da safra 2023-2024 não foram atualizados devido a problemas no sistema SAPCANA do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que fornece informações consolidadas sobre as unidades produtoras do Norte e Nordeste. Segundo os coordenadores do SAPCANA, os dados já foram calculados e estão disponíveis no site do ministério.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Por que os times do Nordeste “não podem brigar por nada”?

A recente declaração do atacante Marinho, do Fortaleza, após a derrota para o Internacional por 2 a 1 no Estádio Beira-Rio, vai além de...