Início » Cotidiano » Primeira CNH 100% digital do Brasil é emitida na Paraíba

Cotidiano

Primeira CNH 100% digital do Brasil é emitida na Paraíba

A Paraíba entrou para a história da mobilidade no Brasil ao emitir a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelo novo modelo totalmente digital. O marco foi celebrado nesta terça-feira (16), durante visita do ministro ...
Redação NE9 Nordeste, da Agência NE9
21 de dezembro de 2025 - às 10:18
Atualizado 21 de dezembro de 2025 - às 10:18
4 min de leitura
Primeira brasileirama tirar Habilitação no novo formato foto Felipe Brasil MT
Primeira brasileirama tirar Habilitação no novo formato foto Felipe Brasil MT

A Paraíba entrou para a história da mobilidade no Brasil ao emitir a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelo novo modelo totalmente digital. O marco foi celebrado nesta terça-feira (16), durante visita do ministro dos Transportes, Renan Filho, ao Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), em João Pessoa.

A primeira brasileira a concluir todo o processo digital é Andreza Lima dos Santos, de 27 anos, empregada doméstica e mãe de dois filhos. Natural do interior do estado, ela migrou para a capital paraibana aos 20 anos em busca de melhores oportunidades e representa milhões de brasileiros que, por décadas, enfrentaram dificuldades para obter a primeira habilitação devido à burocracia, aos custos elevados e à falta de tempo.

Andreza Lima dos Santos foi a 1 habilitada com nova cnhv foto Detran PB
Andreza Lima dos Santos foi a 1 habilitada com nova cnhv foto Detran PB

CNH digital reduz custos e amplia oportunidades

Com o novo modelo, todo o processo inicial de habilitação pode ser iniciado pelo aplicativo CNH do Brasil, o que reduz etapas presenciais, agiliza procedimentos e diminui despesas para os candidatos. Para Andreza, a mudança trouxe mais autonomia e segurança.

“O valor da habilitação e o tempo exigido sempre foram grandes obstáculos. Para quem trabalha, era muito difícil conciliar. Com o novo sistema, muita coisa é resolvida pelo aplicativo. Para quem tem menos condições financeiras, esse modelo é ideal”, afirmou.

Ela também destacou que a modernização do processo contribui para reduzir situações de informalidade no trânsito. “Ninguém quer estar irregular. Antes, era comum dirigir por necessidade. Agora, ficou mais acessível fazer tudo dentro da lei”, completou.

Alta procura confirma demanda reprimida

A visita do ministro à Paraíba também teve como objetivo acompanhar os primeiros resultados da nova plataforma. Apenas uma semana após o lançamento, o estado já registrou 46.696 solicitações para emissão da CNH pelo novo modelo.

Desse total:

  • 18.629 candidatos se inscreveram no curso de formação;
  • 7.459 pessoas já concluíram as aulas teóricas.

Os números evidenciam uma forte demanda reprimida pela primeira habilitação, especialmente entre trabalhadores que antes encontravam dificuldades para cumprir o modelo tradicional.

Modernização fortalece cidadania e segurança no trânsito

Segundo Renan Filho, a digitalização do processo de emissão da CNH representa um avanço importante na inclusão social e na segurança viária.

“O modelo antigo, lento e caro, acabava empurrando muitos cidadãos para a informalidade. Ao simplificar e agilizar o processo, garantimos que condutores cumpram todas as etapas legais e tenham acesso à habilitação de forma justa”, destacou o ministro.

Durante a agenda no estado, Renan Filho esteve acompanhado do diretor-superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, e do secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes.

As autoridades reforçaram o compromisso do Governo Federal e do Governo do Estado com políticas públicas que ampliem o acesso à documentação, promovam cidadania e contribuam para um trânsito mais seguro.

LEIA MAIS – Paraíba terá um dos maiores crescimentos do PIB do Brasil em 2025

Paraíba na vanguarda da inovação no trânsito

Com a emissão da primeira CNH totalmente digital do país, a Paraíba se consolida como referência nacional em inovação na gestão de trânsito. Portanto, a expectativa é que o novo modelo seja ampliado para outros estados, beneficiando milhões de brasileiros e transformando o acesso à habilitação em todo o país.

LEIA TAMBÉM – CNH do Brasil: como tirar sua habilitação mais barata pelo celular