A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia segue combatendo os crimes ambientais. Entre os dias 21 e 29 de novembro, a PRF resgatou 199 animais silvestres durante a 46ª Etapa da Fiscalização Preventiva Integrada. Os animais foram entregues à equipe de forma voluntária após campanha de conscientização sobre a manutenção ilegal de animais silvestres em cativeiro.
A operação conjunta, que contou com a participação da PRF, IBAMA, CREA, CRMV e ANIMALIA, resgatou animais silvestres que estavam em cativeiro. As ações ocorreram nos municípios de Paulo Afonso, Glória, Pedro Alexandre, Jeremoabo e Santa Brígida, nordeste baiano. Foram resgatados 187 aves, como cardeais, coleiros, azulões, papa-capim, papagaios, entre outros, além de 12 jabutis.
Todos os animais agora estão na base Fauna no município de Paulo Afonso, onde, após a devida triagem, serão soltos ou irão para o CETAS.
A 46ª FPI reúne mais de 35 entidades e tem como objetivo vistoriar e combater o desmatamento, captação irregular, abastecimento e qualidade da água, gerenciamento de resíduos sólidos, extração irregular de minérios, comércio ilegal de animais silvestres, pesca predatória, prejuízo aos patrimônios ambiental, histórico e cultural e proteção das comunidades tradicionais.