Em um ano de notável expansão do turismo baiano, superando a média nacional, a consagração do setor no estado é ressaltada por conquistas de prêmios tanto em âmbito nacional quanto internacional. Um feito recente que destaca essa fase produtiva é a vitória da Rede Batuc – Turismo Comunitário da Bahia, que recebeu o Prêmio Global de Turismo Responsável na WTM, em Londres. Esta é apenas uma das várias distinções obtidas em 2023, abrangendo os setores de destino, hotelaria e gastronomia.
A icônica moqueca baiana conquistou a 18ª posição no ranking mundial dos melhores pratos de frutos do mar, de acordo com o guia online Taste Atlas. Este reconhecimento inspirou uma parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) para realizar um concurso que elegerá a melhor moqueca da Bahia. Além disso, o restaurante Cuco Bistrô, localizado no Pelourinho, em Salvador, recebeu pela quinta vez consecutiva o Prêmio Traveller’s Choice do Tripadvisor, consolidando sua presença entre os 10% dos melhores estabelecimentos do mundo. Outros restaurantes da capital também foram honrados na premiação da revista Prazeres da Mesa, com destaque para o grupo Origem (melhor do Nordeste, restaurateur e chef pâtissier) e Dona Mariquita (melhor cozinha brasileira). A revista ainda reconheceu o Hotel Eco Tivoli, em Praia do Forte, como o líder no segmento.
A Sorveteria da Ribeira, às margens da Baía de Todos-os-Santos, foi listada entre as 100 mais icônicas do mundo pelo Taste Atlas. No interior, o restaurante Encanto Regional, em Entre Rios, na Costa dos Coqueiros, conquistou a quarta posição no Brasil na categoria Comida a Quilo, segundo avaliação da Abrasel.
Na hotelaria, o all inclusive Grand Premium Brisa, em Costa do Sauipe, recebeu o prestigioso troféu Traveller’s Choice do Tripadvisor devido às excelentes avaliações dos hóspedes ao longo de 12 meses. O Uxua Casa Hotel & Spa, em Trancoso, na Costa do Descobrimento, foi classificado como o segundo melhor resort do mundo pela revista britânica Condé Nast Traveller. A pousada Quarto Crescente, também em Trancoso, foi honrada como a terceira melhor do mundo, segundo o Traveller’s Choice Awards.
LEIA TAMBÉM:
– A Reforma Tributária vai trazer benefícios para o Nordeste?
– Nordestina de 93 anos com Alzheimer emociona a web com bebê
– Capital do Nordeste vai ganhar túnel inovador para pedestres
A revista americana Travel + Leisure elegeu Trancoso como um dos melhores destinos do planeta. O Tivoli Ecoresort, em Praia do Forte, na Costa dos Coqueiros, alcançou o primeiro lugar na categoria resort de praia no World Travel Awards Caribbean & The Americas.
A Bahia foi reconhecida com o prêmio Data Appeal Company na categoria Hospitalidade, entregue na edição de 50 anos da Abav Expo, no Rio de Janeiro. Na categoria destino turístico, Salvador foi eleita a melhor do mundo pela revista norte-americana Bloomberg Businessweek. A capital também foi indicada como ‘cidade desejável’ no Reader Travel Awards da revista britânica Wanderlust. O Farol de Santo Antônio (Farol da Barra), um cartão-postal da cidade, recebeu o prêmio Farol Patrimônio 2020 da Associação Internacional de Auxílios Marítimos (Iala), sediada na França.
A Chapada Diamantina foi escolhida como o local preferido pelos viajantes brasileiros, segundo pesquisa do portal Melhores Destinos, e a região mais desejada no Brasil, de acordo com levantamento na Bolsa de Turismo de Berlim (Alemanha). A praia de Massarandupió, na Costa dos Coqueiros, foi selecionada entre as 20 melhores do mundo para os naturistas pela rede de TV CNN (EUA); enquanto a Quarta Praia, em Morro de São Paulo, conquistou o quarto lugar na lista das praias mais bonitas do planeta, segundo pesquisa do Tripadvisor. Porto Seguro liderou a procura por destinos no país, conforme a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).
LEIA TAMBÉM:
– Ranking elege melhores cidades do Nordeste para envelhecer
– Cinco coisas espetaculares que você só vai ver no Nordeste
– Escola pública do Nordeste ganha prêmio de melhor do mundo
“Os prêmios são a maior evidência de que os esforços do Governo do Estado, em colaboração com as esferas federal e municipal, o trade turístico e a sociedade civil organizada, impulsionaram o turismo baiano a patamares inéditos, mesmo em meio à crise pandêmica. Atualmente, o setor encontra-se fortalecido, com gestores, empresários e profissionais capacitados e qualificados, preparando-se para um verão que promete recordes”, afirmou Maurício Bacelar, titular da Setur-BA