As iniciativas visam promover o desenvolvimento pessoal e social dos jovens, além de promover o intercâmbio social, esportivo e cultural
A Prefeitura de Fortaleza realizou, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), a premiação do Circuito Juventude na Onda 2022, campeonato de surf e bodyboarding para as escolinhas do projeto. Na ocasião, foram entregues oito pranchas para os vencedores da competição.
“Fortaleza, hoje, tem a maior e a melhor política pública de juventude de toda a América Latina. Isso é uma conquista da nossa cidade, uma realidade. Esse é um dos maiores programas que a gente tem no nosso país relacionado ao surf, muito importante para garantir às futuras gerações um conjunto de oportunidades que vão mudar a vida dos jovens e que vão trazer ascensão social. Todos os investimentos feitos na juventude são para que eles possam não só ter o direito de sonhar, mas também de realizar seus sonhos”, destacou o prefeito em exercício Élcio Batista.
O Circuito ocorreu entre julho e agosto de 2022, em três etapas na Praia do Futuro, na Praia do Leste Oeste e no Titanzinho. Participaram das categorias 150 alunos das 20 escolinhas selecionadas pelo Juventude na Onda 2022.
O Juventude na Onda é um programa de apoio financeiro a escolinhas de surf e bodyboarding para atender jovens por toda a orla de Fortaleza, com mais de 300 beneficiários. Em 2021, a iniciativa ampliou sua atuação de 13 para 20 escolinhas. Nesta edição, foram selecionados 20 instrutores e 20 monitores para ministrar as aulas com ajuda de custo mensal no valor de R$ 1.000 e R$ 300, respectivamente.
“Eu estou muito feliz com a prancha e com os prêmios que recebi. Esse momento é sempre importante para um atleta. Eu comecei desde novinha, muito antes do programa existir, e agora sinto que estou tendo um reconhecimento e, com certeza, isso vai me estimular a treinar mais e melhor. Sou extremamente grata”, celebrou Kilvia Cardoso, vencedora da categoria Open Feminino.
O evento contou também com a entrega de 18 passagens para jovens beneficiados pelo Voa Juventude. Entre os destinos, estão Viena (Áustria), Lima (Peru), São Paulo e Rio Branco.
Hirlan Moura, de 24 anos, é um dos contemplados com as passagens custeadas pela Prefeitura de Fortaleza. O jovem artista visual irá participar do Festival Internacional AcreGraffiti, e será sua primeira viagem de avião. “Eu me inscrevi assim que soube do programa, por conta dele serei o primeiro artista visual cearense a participar desse festival, que conta com a participação de artistas de todo o Brasil e da América Latina. Eu já participei de outros antes, mas todos ainda no Nordeste, é a primeira vez que vou a Acre e de avião, foi o programa que me deu esse privilégio”, comentou.
O programa tem como objetivo conceder passagens (aéreas e terrestres) e hospedagens (nacionais e internacionais) para que os jovens de Fortaleza possam desenvolver suas habilidades e formações contínuas, participando de eventos, congressos, campeonatos, seminários, feiras, mostras ou cursos.
Na edição de 2022, dos 309 jovens contemplados pelo projeto entre julho e novembro, 10 realizaram viagens internacionais, para Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Países Baixos. Para esta edição, a expectativa é que 800 jovens sejam atendidos.