O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaPrefeitura de Salvador participa de congresso em Barcelona sobre Cidades Inteligentes

Prefeitura de Salvador participa de congresso em Barcelona sobre Cidades Inteligentes

Representante da capital baiana, a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov) de Salvador, Ana Paula Matos, foi uma das palestrantes do Smart City Expo World Congress, principal evento internacional sobre Cidades Inteligentes, realizado em Barcelona, na Espanha. A apresentação ocorreu na quarta-feira (17), durante a sessão “Visões em direção à justiça social e ambiental”, com um debate sobre como construir alternativas para a equidade social e ambiental.

Na ocasião, a vice-prefeita abordou o conceito de Tecnologia Social. “As cidades inteligentes são muito mais do que aquelas que aplicam tecnologia, mas as usam para o desenvolvimento social, pois não enxergamos desenvolvimento sem sustentabilidade. Trabalhamos em Salvador o conceito de tecnologia social, de governança social, pensando na redução da desigualdade, no impacto da mudança climática na vida das pessoas. Então, o conceito de Smart City é muito mais amplo para a capital baiana”, declarou.

- Continua depois da publicidade -

Ana Paula ainda citou ações que já foram colocadas em prática, como a reestruturação da Defesa Civil de Salvador (Codesal), elaboração de projetos de sustentabilidade e a criação do Escritório de Governança Social, que tem como parâmetro os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Estamos trabalhando para ser uma Cidade Inteligente e isso significa melhorar o acesso à moradia, ao sistema de esgoto eficiente, combater a desigualdade de renda e a insegurança alimentar e, principalmente, reduzir os riscos climáticos. Uma cidade inclusiva e mais igualitária. Uma cidade com forte Governança Social”, afirmou.

Também foram abordados os problemas da desigualdade na capital baiana e o compromisso da gestão municipal em pautar as ações sob a ótica da sustentabilidade. “Não dá para acreditar no desenvolvimento sem sustentabilidade porque a pobreza não nos deixa pensar assim. A luta contra a pobreza nos ensina que precisamos adotar políticas públicas que reúnam questões ambientais, sociais e econômicas para combater nossa histórica e forte desigualdade e riscos climáticos associados à vulnerabilidade social, usando o envolvimento da comunidade com os mais vulneráveis para evitar comportamentos de risco”, disse a gestora.

A vice-prefeita fez, ainda, uma convocação para que o mundo possa se unir em prol do desenvolvimento social, afirmando que todos precisam trabalhar e sonhar juntos para construir o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida. Na oportunidade, ela convidou representantes das áreas acadêmicas e setores públicos e privados para conhecer Salvador e trabalhar juntos nas trocas de experiências e investimentos.

Evento – O Smart City é um importante ponto de encontro para especialistas e líderes das cidades mais inovadoras do mundo, empresas, centros de pesquisa e organizações internacionais. O evento desta quarta teve a mediação de Xolile George, CEO da Associação do Governo Local da África do Sul (Salga), e contou com as participações de Núria Marin Martínez, prefeita de L’Hospitalet de Llobregat); Hastings Lawrence Chikoko, diretor Regional C40 Cities para a África; e Carlos Moreno, enviado especial do prefeito de Paris para Cidades Inteligentes.

FONTE: IMPRENSA PMJP

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

XP seleciona profissionais para assessoria de investimentos em João Pessoa

Programa XP Future, que transforma pessoas com perfil comercial em assessores de investimentos, está com inscrições abertas até 28 de setembro O nordeste do Brasil...