O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoCapital no Nordeste troca carroceiros por triciclos elétricos

Capital no Nordeste troca carroceiros por triciclos elétricos

O Programa Ecoleta, lançado pela Prefeitura de Maceió nesta quinta-feira (16), promete transformar a vida dos trabalhadores que lidam com o descarte de resíduos na capital alagoana.

Além de promover a sustentabilidade e proteger os animais substituindo carroças por triciclos elétricos, a iniciativa vai formalizar a situação laboral dos carroceiros cadastrados no município de Maceió.

- Continua depois da publicidade -

Um dos beneficiados é Ricardo Santos, de 22 anos, que trabalha com transporte de resíduos desde os 14 anos. Ele está entusiasmado com o programa: “Eu usava minha carroça para ganhar a vida, mas muitas vezes voltava para casa sem dinheiro. Agora, com o programa, tenho uma renda fixa e posso garantir o sustento da minha família”, afirma.

Ricardo também destacou outro benefício: “Com o triciclo elétrico, meu cavalo foi aposentado e doado a alguém que vai cuidar bem dele sem fazer ele carregar peso”, comenta.

Programa Ecoleta

O programa Ecoleta foi inaugurado no Ecoponto da Gruta de Lourdes, o sexto na capital, onde a população pode descartar gratuitamente móveis inservíveis, restos de poda e resíduos de construção civil (até um metro cúbico).

O Ecoponto da Gruta de Lourdes se distingue por ser o primeiro do Brasil totalmente sustentável. Além de promover o descarte correto, o espaço utiliza triciclos elétricos, reuso da água da chuva para higiene e irrigação, e energia solar.

Os materiais descartados no Ecoponto serão separados e reutilizados. Por exemplo, resíduos de construção civil serão triturados e utilizados como matéria-prima em obras da Prefeitura de Maceió. Restos de poda de árvores serão transformados em adubo orgânico, e recicláveis continuarão sendo coletados por cooperativas, beneficiando mais de 170 famílias.

Programa Ecoleta investe na qualificação de transportadores de resíduos. Foto Crystália Tavares Ascom Alurb
Programa Ecoleta investe na qualificação de transportadores de resíduos. Foto Crystália Tavares Ascom Alurb

LEIA TAMBÉM:
Nordeste tem dois locais em lista de destinos sustentáveis
Paraíba vai abrir cinco mil vagas de concurso público
Pequena cidade do Nordeste é destaque no mundo da moda

José Teomário, de 38 anos, trabalha como carroceiro há 17 anos e sempre atuou no bairro Gruta de Lourdes, onde o Ecoponto foi instalado. Ele reconhece que antes não sabia sobre o descarte correto e às vezes jogava resíduos de forma inadequada. “Agora que temos o Ecoponto aqui, meu trabalho será feito corretamente, evitando o descarte nas ruas”, relata.

José também vê melhorias em sua vida com o programa Ecoleta: “Mesmo sem conseguir trabalho durante o dia, tínhamos que cuidar dos cavalos com o pouco que tínhamos. Agora, seremos formalmente empregados, o que vai melhorar nossa situação”, acrescenta.

Programa Ecoleta investe na qualificação de transportadores de resíduos. Foto Crystália Tavares Ascom Alurb
Programa Ecoleta investe na qualificação de transportadores de resíduos. Foto Crystália Tavares Ascom Alurb

LEIA TAMBÉM:
Paraíba tem 3,8 mil pequenos negócios na área de construção de edifícios
Nordeste é a região que mais vai crescer no Brasil, diz estudo
Bahia e Sport lideram pesquisa de maiores torcidas do Nordeste
Conheça o empreendimento bilionário de Neymar no Nordeste

Além do Ecoponto da Gruta de Lourdes, Maceió conta com outros cinco pontos de descarte nos bairros Tabuleiro, Santa Lúcia, Pajuçara, Vergel do Lago e no conjunto Santa Maria, na Cidade Universitária. A Prefeitura, através da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), planeja instalar mais unidades nos bairros Feitosa e Benedito Bentes.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Estado do Nordeste é o que mais vai crescer no Brasil em 2024

Um estado do Nordeste é o que mais vai crescer no Brasil em 2024. E é por conta disso que a Paraíba está em...