O Programa Ecoleta, lançado pela Prefeitura de Maceió nesta quinta-feira (16), promete transformar a vida dos trabalhadores que lidam com o descarte de resíduos na capital alagoana.
Além de promover a sustentabilidade e proteger os animais substituindo carroças por triciclos elétricos, a iniciativa vai formalizar a situação laboral dos carroceiros cadastrados no município de Maceió.
Um dos beneficiados é Ricardo Santos, de 22 anos, que trabalha com transporte de resíduos desde os 14 anos. Ele está entusiasmado com o programa: “Eu usava minha carroça para ganhar a vida, mas muitas vezes voltava para casa sem dinheiro. Agora, com o programa, tenho uma renda fixa e posso garantir o sustento da minha família”, afirma.
Ricardo também destacou outro benefício: “Com o triciclo elétrico, meu cavalo foi aposentado e doado a alguém que vai cuidar bem dele sem fazer ele carregar peso”, comenta.
Programa Ecoleta
O programa Ecoleta foi inaugurado no Ecoponto da Gruta de Lourdes, o sexto na capital, onde a população pode descartar gratuitamente móveis inservíveis, restos de poda e resíduos de construção civil (até um metro cúbico).
O Ecoponto da Gruta de Lourdes se distingue por ser o primeiro do Brasil totalmente sustentável. Além de promover o descarte correto, o espaço utiliza triciclos elétricos, reuso da água da chuva para higiene e irrigação, e energia solar.
Os materiais descartados no Ecoponto serão separados e reutilizados. Por exemplo, resíduos de construção civil serão triturados e utilizados como matéria-prima em obras da Prefeitura de Maceió. Restos de poda de árvores serão transformados em adubo orgânico, e recicláveis continuarão sendo coletados por cooperativas, beneficiando mais de 170 famílias.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste tem dois locais em lista de destinos sustentáveis
– Paraíba vai abrir cinco mil vagas de concurso público
– Pequena cidade do Nordeste é destaque no mundo da moda
José Teomário, de 38 anos, trabalha como carroceiro há 17 anos e sempre atuou no bairro Gruta de Lourdes, onde o Ecoponto foi instalado. Ele reconhece que antes não sabia sobre o descarte correto e às vezes jogava resíduos de forma inadequada. “Agora que temos o Ecoponto aqui, meu trabalho será feito corretamente, evitando o descarte nas ruas”, relata.
José também vê melhorias em sua vida com o programa Ecoleta: “Mesmo sem conseguir trabalho durante o dia, tínhamos que cuidar dos cavalos com o pouco que tínhamos. Agora, seremos formalmente empregados, o que vai melhorar nossa situação”, acrescenta.
LEIA TAMBÉM:
– Paraíba tem 3,8 mil pequenos negócios na área de construção de edifícios
– Nordeste é a região que mais vai crescer no Brasil, diz estudo
– Bahia e Sport lideram pesquisa de maiores torcidas do Nordeste
– Conheça o empreendimento bilionário de Neymar no Nordeste
Além do Ecoponto da Gruta de Lourdes, Maceió conta com outros cinco pontos de descarte nos bairros Tabuleiro, Santa Lúcia, Pajuçara, Vergel do Lago e no conjunto Santa Maria, na Cidade Universitária. A Prefeitura, através da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), planeja instalar mais unidades nos bairros Feitosa e Benedito Bentes.