Prefeitura e Bloomberg Philanthropies promovem Encontro da Estratégia de Dados de Fortaleza
No seminário serão discutidas a implantação da Política Estratégica de Dados Abertos de Fortaleza e do Portal de Dados Abertos da cidade
“A ciência de dados é fundamental para o mundo moderno e para o futuro, sendo uma questão indispensável para qualquer gestor”, pontuou Sarto (Foto: Marcos Moura)
A Prefeitura de Fortaleza e a organização filantrópica Bloomberg Philanthropies promoveram, nesta quinta-feira (27/10), a abertura do Encontro de Estratégia de Dados. O objetivo do evento é reunir colaboradores de 48 órgãos e secretarias municipais para cumprir uma das tarefas necessárias à elaboração da política estratégica de orientação da gestão baseada em evidências.
Como destacou o prefeito José Sarto, a iniciativa é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas mais modernas e efetivas na cidade de Fortaleza. “A ciência de dados é fundamental para o mundo moderno e para o futuro, sendo uma questão indispensável para qualquer gestor. Para entender uma cidade é necessário informações oriundas a partir de dados, que vão nortear nossas ações. Neste ano, tive a oportunidade de participar da formação da Bloomberg Philanthropies, e discutimos a importância das equipes serem estimuladas a trocar e buscar integrar os dados, pois eles são, hoje, o maior ativo de qualquer sistema”, informou Sarto.
Luiz Alberto Sabóia, presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), pontuou que os principais objetivos do encontro são as discussões sobre a implantação da Política Estratégica de Dados Abertos de Fortaleza e do Portal de Dados Abertos.
“No setor público é fundamental conhecer os dados, saber quais são os pontos críticos, mapeá-los e disponibilizarmos informações. O primeiro objetivo do nosso encontro é a Política Estratégica de Dados de Fortaleza, para orientar políticas públicas. O segundo é a implantação do Portal de Dados Abertos, onde a sociedade terá, para fins de pesquisa, empreendedorismo e prestação de contas, acesso a dados de diferentes pastas da cidade”, salientou Sabóia.
Cristina Machado, titular da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), também reforçou os trabalhos que serão realizados durante o seminário. “Hoje, todos os órgãos aqui reunidos vão responder um conjunto de questionários que irão nortear nossa política estratégica de dados. Essa iniciativa visa trazer a Prefeitura para um momento contemporâneo, para trabalharmos em cima de dados científicos e da transparência. Isso ajudará no desenvolvimento de políticas, mas, na outra ponta, no maior controle social por parte da população”.
A Estratégia de Dados da Cidade de Fortaleza é uma das entregas previstas pela assistência técnica do programa City Data Alliance da Bloomberg Philanthropies e consiste em um documento no qual estão descritos processos, protocolos e práticas para a cidade avançar no uso de dados e elevar a eficácia no atendimento aos residentes de Fortaleza.
Uma das etapas da elaboração da Estratégia de Dados é o mapeamento dos dados registrados pelos órgãos e secretarias que atendem diretamente aos moradores, então é fundamental realizar uma pesquisa que execute o levantamento dos serviços, sistemas e indicadores, além da capacidade de pessoal e da legislação envolvida.
Os integrantes do Encontro também participarão ativamente do grupo de trabalho que está construindo a política de Dados Abertos, colaborando para a construção dos planos setoriais de dados abertos que servirão de Data Lake para toda a cidade e para todos os cidadãos que quiserem informações sobre o município, em uma demonstração clara de como Fortaleza coopera com a Lei de Acesso à Informação e à LGPD.