O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaPrefeitura e Bloomberg Philanthropies promovem Encontro da Estratégia de Dados de Fortaleza

Prefeitura e Bloomberg Philanthropies promovem Encontro da Estratégia de Dados de Fortaleza

Prefeitura e Bloomberg Philanthropies promovem Encontro da Estratégia de Dados de Fortaleza
No seminário serão discutidas a implantação da Política Estratégica de Dados Abertos de Fortaleza e do Portal de Dados Abertos da cidade

“A ciência de dados é fundamental para o mundo moderno e para o futuro, sendo uma questão indispensável para qualquer gestor”, pontuou Sarto (Foto: Marcos Moura)
A Prefeitura de Fortaleza e a organização filantrópica Bloomberg Philanthropies promoveram, nesta quinta-feira (27/10), a abertura do Encontro de Estratégia de Dados. O objetivo do evento é reunir colaboradores de 48 órgãos e secretarias municipais para cumprir uma das tarefas necessárias à elaboração da política estratégica de orientação da gestão baseada em evidências.

- Continua depois da publicidade -

Como destacou o prefeito José Sarto, a iniciativa é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas mais modernas e efetivas na cidade de Fortaleza. “A ciência de dados é fundamental para o mundo moderno e para o futuro, sendo uma questão indispensável para qualquer gestor. Para entender uma cidade é necessário informações oriundas a partir de dados, que vão nortear nossas ações. Neste ano, tive a oportunidade de participar da formação da Bloomberg Philanthropies, e discutimos a importância das equipes serem estimuladas a trocar e buscar integrar os dados, pois eles são, hoje, o maior ativo de qualquer sistema”, informou Sarto.

Luiz Alberto Sabóia, presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), pontuou que os principais objetivos do encontro são as discussões sobre a implantação da Política Estratégica de Dados Abertos de Fortaleza e do Portal de Dados Abertos.

“No setor público é fundamental conhecer os dados, saber quais são os pontos críticos, mapeá-los e disponibilizarmos informações. O primeiro objetivo do nosso encontro é a Política Estratégica de Dados de Fortaleza, para orientar políticas públicas. O segundo é a implantação do Portal de Dados Abertos, onde a sociedade terá, para fins de pesquisa, empreendedorismo e prestação de contas, acesso a dados de diferentes pastas da cidade”, salientou Sabóia.

Cristina Machado, titular da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), também reforçou os trabalhos que serão realizados durante o seminário. “Hoje, todos os órgãos aqui reunidos vão responder um conjunto de questionários que irão nortear nossa política estratégica de dados. Essa iniciativa visa trazer a Prefeitura para um momento contemporâneo, para trabalharmos em cima de dados científicos e da transparência. Isso ajudará no desenvolvimento de políticas, mas, na outra ponta, no maior controle social por parte da população”.

A Estratégia de Dados da Cidade de Fortaleza é uma das entregas previstas pela assistência técnica do programa City Data Alliance da Bloomberg Philanthropies e consiste em um documento no qual estão descritos processos, protocolos e práticas para a cidade avançar no uso de dados e elevar a eficácia no atendimento aos residentes de Fortaleza.

Uma das etapas da elaboração da Estratégia de Dados é o mapeamento dos dados registrados pelos órgãos e secretarias que atendem diretamente aos moradores, então é fundamental realizar uma pesquisa que execute o levantamento dos serviços, sistemas e indicadores, além da capacidade de pessoal e da legislação envolvida.

Os integrantes do Encontro também participarão ativamente do grupo de trabalho que está construindo a política de Dados Abertos, colaborando para a construção dos planos setoriais de dados abertos que servirão de Data Lake para toda a cidade e para todos os cidadãos que quiserem informações sobre o município, em uma demonstração clara de como Fortaleza coopera com a Lei de Acesso à Informação e à LGPD.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Bahia publica estudo sobre Febre Oropouche em revista científica dos EUA

Técnicos da vigilância da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicaram um estudo no prestigiado periódico Emerging Infectious Diseases do Centro de...