O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaPrefeitura do Recife lança plano para o reforço do Turismo Criativo

Prefeitura do Recife lança plano para o reforço do Turismo Criativo

Evento ocorreu no Dia Mundial do Turismo (27). Criatividade e fomento de políticas públicas são prioridades na cidade. Realizada por meio da Secretaria de Turismo e Lazer da cidade, a programação para a data alcançou os viajantes e também a cadeia produtiva do segmento

No Dia Mundial do Turismo, celebrado nesta terça-feira (27), a Prefeitura do Recife realizou uma entrega importante para o setor: o Plano de Turismo Criativo do Recife, um documento que guiará a construção de políticas públicas voltadas para a área no período de 2022 a 2024. O lançamento, feito pelo prefeito João Campos, ocorreu na Galeria Arte Plenna Multicultural, localizada no bairro do Rosarinho, e reuniu o trade turístico e profissionais diretamente ligados à cadeia produtiva. Além do Plano, a PCR também fez um receptivo no Aeroporto Internacional do Recife, no Marco Zero e na Pracinha de Boa Viagem, e entregou 11 placas de sinalização turística em territórios criativos. A placa instalada no Ilê Obá Ogunté – Sítio de Pai Adão, em Água Fria, foi descerrada pelo prefeito.

- Continua depois da publicidade -

“A gente lança mais um plano do Turismo Criativo da cidade. O Recife foi pioneiro, lá atrás, por ser a primeira capital a fazer isso. E agora a gente consegue lançar o plano para o novo biênio. O turismo criativo, a economia, a cidade, as pessoas, não apenas nos tradicionais pontos do turismo mas onde tem a efervescência da vida da nossa gente, nas comunidades, nas atividades culturais de cada bairro, na vida da cidade. Então a gente tem uma rede de turismo criativo muito forte no Recife”, afirmou João Campos. “Esse plano é cocriado, feito pela Prefeitura e a sociedade civil. Uma valorização e mostra a potência do Recife. Quem puder conhecer o plano, vai conhecer o Recife verdadeiro, o Recife da história do Alto José do Pinho, do Morro da Conceição, do Rosarinho, do Centro, da Ilha de Deus, o Recife que é vivido e construído por tanta gente”, continuou ele.

“Também estamos fazendo a sinalização turística em áreas de turismo criativo. Não são as áreas dos roteiros tradicionais de turismo, mas são outros roteiros verdadeiros da cidade, por isso que a gente valoriza tanto e está trazendo a sinalização turística para essas áreas. E também ativação no Aeroporto e no Marco Zero, áreas onde há grande circulação de turistas para fortalecer o nosso plano de turismo criativo”, finalizou.

Viajar e se sentir parte da cidade e da experiência é uma das propostas do Turismo Criativo. “Recife, única cidade brasileira que atualmente integra a Rede Internacional de Turismo Criativo, além de também considerada uma Cidade Criativa na categoria Música pela Unesco, tem diferenciais que se destacam dentre os outros destinos do Brasil e estamos cada vez mais nos consolidando enquanto destino de lazer”, destacou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Pâmela Alves.

Na capital pernambucana, o viajante consegue se sentir parte da cidade, vivenciando a rotina diária dentro de uma escola de samba até eclodir o Carnaval, do bordado dos figurinos aos ensaios carnavalescos; da produção da alfaia ao desfile das nações de Maracatu; da mariscada empratada ao preparo minucioso do prato. Recife proporciona experiências únicas em que o turista se sente morando na cidade, com passeios turísticos de bicicleta, barco, a pé e ônibus. Roteiros que fogem do senso comum, que agregam história às peculiaridades da cultura local.

O Plano de Turismo Criativo do Recife serve como balizador para o segmento e foi cocriado pela gestão municipal conjuntamente com a sociedade civil e entidades que atuam com o turismo criativo. A redação final do plano direciona as ações para a implementação, de maneira mais eficaz, do turismo criativo na cidade, fomentando políticas públicas essenciais para o setor e estará disponível no Portal de Turismo do Recife (https://visit.recife.br/).

Na Galeria Arte Plenna Multicultural, local do lançamento do plano, funciona o ateliê do artista plástico Leopoldo Nóbrega. Na ocasião, o artista falou sobre a relação entre arte, cultura e turismo criativo. “O lançamento do Plano de Turismo Criativo é uma grata oportunidade para a gente celebrar o avanço desse olhar criativo que envolve pessoas e que integra toda a capacidade do turismo em Recife. A gente faz parte desse projeto desde o início, junto com Recria e Prefeitura do Recife, e a ideia é que isso possa se desenvolver a partir dos potenciais de integração humana, de arte, de sustentabilidade e de experiências construídas de forma participativa”, afirmou..

SINALIZAÇÃO – Outra entrega importante desta terça-feira (27) é a sinalização turística em território criativo da cidade. Após mapear os atrativos que trabalham com o turismo criativo, a Secretaria de Turismo e Lazer instalou placas indicativas para os seguintes pontos: Ilê Obá Ogunté – Sítio de Pai Adão; Clube Carnavalesco Misto Pás Douradas (Clube das Pás); Bloco Carnavalesco Misto Madeira do Rosarinho; Grêmio Recreativo Escola de Samba Gigantes do Samba; Maracatu de Baque Virado Estrela Brilhante do Recife; Santuário de Nossa Senhora da Conceição; Grêmio Recreativo Escola de Samba Galeria do Ritmo; Maracatu de Baque Virado Almirante do Forte; Maracatu de Baque Virado Porto Rico; Convento de São Félix de Cantalice; 1º Observatório Astronômico do Hemisfério Sul.

DIA MUNDIAL DO TURISMO – A data que marca o turismo no mundo vai contou com uma vasta programação de receptivo ao turista, organizada pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife. No Marco Zero, um dos principais cartões postais da cidade, uma orquestra de frevo e também passistas irão conduzir os turistas ao passo frenético do ritmo que não a toa ganhou o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco. A intervenção ocorreu entre 8h e 10h30, horário em que os receptivos turísticos costumam levar turistas ao Bairro do Recife.

No Aeroporto Internacional do Recife, quem desembarcou nesta terça-feira (27) foi surpreendido por passistas que entregaram o clima festivo que só o recifense tem. Os turistas serão convidados a conhecerem o letreiro “Recife é pra ficar”, instalado no desembarque de passageiros.

Já a Pracinha de Boa Viagem, no perímetro em que está a maior parte da rede hoteleira da cidade, contará com uma orquestra de frevo e passistas, mais tarde, das 19h às 20h30.

Fotos: Edson Holanda/PCR

FONTE: Imprensa PMR

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

XP seleciona profissionais para assessoria de investimentos em João Pessoa

Programa XP Future, que transforma pessoas com perfil comercial em assessores de investimentos, está com inscrições abertas até 28 de setembro O nordeste do Brasil...