O Recife se prepara para mudar a cara da Orla de Boa Viagem, um dos principais cartões postais da cidade. A Prefeitura do Recife anuncia, nesta terça-feira (4), que a requalificação dos 60 quiosques existentes ao longo dos 8 km da praia deve ser iniciada ainda neste ano, a partir de um termo de cooperação firmado com a Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR). A mudança foi amplamente discutida, passando inclusive por audiência pública na Câmara Municipal do Recife, e o projeto final foi levado pela ABCR e aprovado pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc). Não haverá custos à gestão municipal, uma vez que a execução será feita em parceria com uma empresa particular selecionada pela ABCR. Participaram do processo também as secretarias de Infraestrutura e de Turismo, Esportes e Lazer.
A modernização será custeada por meio de patrocínio. Toda a legislação para a implantação das peças publicitárias na orla foi debatida e aprovada pela gestão municipal, com o objetivo de manter a estética da cidade. Os detalhes do acordo foram publicados no Diário Oficial do Município do último dia 23.
Para o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, esse é um momento de alegria. “Nós nos reunimos com os quiosqueiros há muito tempo, sempre em busca de uma solução viável para eles e para a cidade. Agora, com esse acordo, o Recife ganhará uma orla ainda mais bonita e os barraqueiros vão ter locais de trabalho mais seguros e com mais conforto para os clientes”, disse. Ele acrescenta que, assim como acontece hoje, será permitida a venda de coco, produtos de fiteiro, frutas e bebidas. A manipulação de alimentos continua proibida.
“Os quiosques do calçadão da Orla de Boa Viagem compõem o principal cartão-postal da nossa cidade. Nossa praia é considerada uma das praias urbanas mais belas do Brasil. Por isso, a revitalização e requalificação é essencial para a valorização desse ponto de encontro e convivência, atraindo mais turistas e visitantes, além do próprio recifense poder usufruir de novo um espaço público da cidade”, pontuou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.
A presidente da Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR), Josy Miranda. está animada e muito feliz com o novo momento que a orla de Boa Viagem vai viver. “Vamos ter quiosques bonitos, com as cores da bandeira de Pernambuco. Vamos transformar o principal cartão postal do Recife”, concluiu.
OS QUIOSQUES – Os novos equipamentos são modernos e funcionais, com tamanho semelhante ao que já apresentam hoje. Confeccionados em material resistente, com itens em concreto PVC, porcelanato, aço inoxidável e madeira, foi desenvolvido para resistir aos efeitos da maresia. Cada um dos 60 quiosques vão contar também com uma área para depósito, hoje inexistentes, além de toda a estrutura elétrica e hidráulica necessárias.
FONTE: IMPRENSA PREFEITURA DE RECIFE