A Prefeitura de João Pessoa lançou uma importante ferramenta técnica para avaliar a evolução do turismo na capital. Um canal que reúne dados e informações estratégicas do setor foi produzido pela Secretaria de Turismo (Setur-JP). O Radar de Inteligência da Economia do Turismo (RIET) irá lançar uma publicação mensal com diversas estatísticas que podem ser acessadas pelo setor. Essa é a primeira vez que a cidade de João Pessoa tem uma ferramenta técnica para monitorar os indicadores do turismo.
Entre as informações disponíveis, estão taxas de ocupação hoteleira, emprego e mercado de trabalho, movimentação de passageiros, estimativas econômicas, finanças públicas, perfil do turismo na cidade, imagem da cidade junto aos turistas e visitantes, entre outras. O lançamento aconteceu durante a reunião do Conselho Municipal de Turismo, na semana passada, que contou com a participação de todas as entidades empresariais e profissionais do trade turístico paraibano.
VEJA TAMBÉM
– Obras de Abelardo da Hora ganham exposição no Liv Mall Shopping, em João Pessoa
– Cheia de encantos, João Pessoa se destaca entre um dos principais destinos turísticos do Brasil
– Artesanato de João Pessoa é destaque no estande do Ministério do Turismo na ABAV Expo
Para o secretário de Turismo da Capital, Daniel Rodrigues, o Boletim Mensal de Monitoramento do Turismo de João Pessoa é resultado de um intenso trabalho da Setur-JP em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro Estratégico de Inovação Territorial de Portugal e o Ministério do Turismo. “A partir de agora iremos fornecer uma radiografia de como está organizado o setor do turismo em nossa cidade, possibilitando que consigamos colocar em prática as ações que desenvolvam o setor”, afirmou.
Para os coordenadores do RIET, Ferdinando Lucena e Cássio Bessaria, os boletins irão disponibilizar acesso aos resultados das sondagens empresariais e econômicas, que vem sendo desenvolvidas pelo Radar de Inteligência, cujo objetivo é avaliar o desempenho de segmentos do setor, reunindo informações para monitoramento de indicadores que são fundamentais para traçar o cenário que vive o segmento no município.
FONTE: PMJP // Texto: Fábio Cardoso