Prefeitura de Fortaleza inova e usa BigData para escolher políticas públicas

User People Network Circuit Board Link Connection Technology

Plataforma de cruzamento de dados poderá servir para, entre outros exemplos, mobilizar campanhas de vacinação direcionadas

A Prefeitura de Fortaleza apresentou, no dia 27 de setembro, a plataforma BigData Fortaleza, desenvolvida pelo Instituto de Planejamento (Iplanfor). Esse sistema permite a integração e análise de dados municipais, possibilitando a formulação de novas políticas públicas e orientando as decisões dos gestores com base em evidências.

Nesta fase inicial, a plataforma abrangerá as áreas de Educação, Saúde e Primeira Infância. Por conter informações sensíveis, o acesso ao BigData será restrito aos gestores públicos, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Élcio Batista, superintendente do Iplanfor e vice-prefeito de Fortaleza, destaca que o principal beneficiado pela integração dessas políticas públicas é o cidadão. Ele ressalta que o BigData Fortaleza reflete o compromisso da Prefeitura e do Iplanfor com a cultura e a ciência de dados, facilitando a personalização e integração de políticas públicas em diversas áreas.

O superintendente também enfatiza que o BigData já está focado em três desafios específicos. Primeiro, busca-se compreender a real demanda por creches na cidade. Segundo, é possível identificar quais crianças que frequentam creches não estão vacinadas. Por fim, a plataforma permite o acompanhamento individualizado de gestantes na cidade, priorizando aquelas em situações de risco.

Para o secretário da Saúde, Galeno Traumaturgo, o BigData é um avanço significativo, especialmente na área da saúde, onde a disponibilidade de dados em tempo real é crucial para a tomada de decisões eficazes e a prevenção de complicações sérias, como epidemias.

Já a secretária da Educação, Dalila Saldanha, acredita que o BigData pode revolucionar a dinâmica de criação e ocupação de vagas na Rede Municipal de Ensino, possibilitando um melhor direcionamento dos recursos para atender às necessidades dos cidadãos em tempo real.

LEIA TAMBÉM:
Obras da ponte Salvador-Itaparica devem começar nas próximas semanas
Como uma cidade do Nordeste se tornou o destino dos sonhos
Rapadura de 10 toneladas conquista título de maior do mundo

A plataforma BigData também utiliza Inteligência Artificial para gerar alertas que direcionam as ações da Prefeitura de maneira mais eficiente. Isso é especialmente relevante para a Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi), que foca na atenção às crianças de zero a seis anos.

Francisco Ibiapina, secretário dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, enxerga no BigData uma ferramenta valiosa para atender às populações mais vulneráveis. Ao cruzar dados do Cadastro Único com informações de outras áreas, como educação e saúde, a plataforma proporciona uma visão abrangente, permitindo uma atuação mais eficaz.

O BigData viabiliza a previsão demográfica por bairro, acompanhamento da disponibilidade de vagas em creches e monitoramento da cobertura vacinal. Isso capacita os gestores a mobilizarem campanhas de vacinação direcionadas e a avaliarem a necessidade de abrir novas vagas em áreas com alta demanda.

A plataforma foi desenvolvida em parceria entre Iplanfor e Universidade Federal do Ceará (UFC), com financiamento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Rossana Andrade, professora da UFC e Coordenadora do Programa Cientista Chefe, destaca que o BigData Fortaleza utiliza técnicas avançadas da ciência da computação, como inteligência artificial, computação em nuvem, engenharia de software e visualização de dados. O objetivo é transformar os dados já disponíveis para os gestores em informações relevantes e embasadas em evidências para a tomada de decisões.

Últimas

Concurso Unificado

CNU 2025: Inscrições terminam neste domingo

imensidão do Raso da Caratina

Raso da Catarina ganha destaque com série “Guerreiros do Sol”

velas de kite no horizonte

Barra do Cunhaú sedia Campeonato Nacional de Wing Foil em setembro

foto aerea de instalações

Nordeste recebe segundo Parque Aeroespacial do Brasil

jogadoras de flag

Festival de Flag Football agita o Recife neste sábado

Relacionadas

Concurso Unificado

CNU 2025: Inscrições terminam neste domingo

imensidão do Raso da Caratina

Raso da Catarina ganha destaque com série “Guerreiros do Sol”

velas de kite no horizonte

Barra do Cunhaú sedia Campeonato Nacional de Wing Foil em setembro

foto aerea de instalações

Nordeste recebe segundo Parque Aeroespacial do Brasil