O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaPrefeitura de Aracaju bonifica escolas por cumprimento de metas do Compromisso...

Prefeitura de Aracaju bonifica escolas por cumprimento de metas do Compromisso de Gestão

Todas as escolas da rede municipal de ensino de Aracaju cumpriram as metas firmadas pelo Compromisso de Gestão. Como forma de reconhecer e valorizar o esforço realizado, a Prefeitura bonificará as unidades de ensino. No total, as escolas receberão, juntas, R$1.380.382,00.

A portaria nº 097, que estabelece a bonificação, foi publicada no Diário Oficial do Município no último dia 17 de junho. O Compromisso de Gestão para o biênio 2019/2020 foi assinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite, e os gestores das 74 escolas municipais ainda em 2019, com o objetivo de elevar o nível de desempenho educacional da rede, ao passo que garante a qualidade na aprendizagem dos estudantes.

- Continua depois da publicidade -

“As metas alcançadas estão ligadas à qualidade, que mede o nível de desempenho pretendido; à gestão, que avalia a eficiência e eficácia das ações desenvolvidas; e estratégicas, que apresentam a identidade da escola. Com este compromisso, nós buscamos elevar os índices de desempenho educacional da rede, com vistas ao aprimoramento da qualidade do ensino público municipal e ao alinhamento da política educacional da Semed com as Diretrizes Educacionais Nacionais e o Plano Municipal de Educação”, explica a secretária Maria Cecília Leite.

O pagamento da bonificação seria, a princípio, em 2020. No entanto, diante da situação de emergência em saúde pública, ocasionada pela pandemia de covid-19, e, consequentemente, a suspensão das aulas presenciais nas escolas municipais da capital, a Prefeitura de Aracaju prorrogou para 2021 o período para o pagamento do prêmio. O decreto foi assinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira e publicado no Diário Oficial do Município, no dia 28 de dezembro de 2020.

O valor da bonificação tem como parâmetro o recurso recebido pela unidade de ensino por meio do Programa de Repasse de Recursos Financeiros às Unidades Escolares (Prefin), no ano anterior à avaliação final do cumprimento das metas. O prêmio pode corresponder de 40% a 100% do valor do Prefin recebido pela escola.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Carlos Teixeira, localizada no bairro Mosqueiro, a equipe diretiva, junto ao Conselho Escolar, já iniciou o planejamento para a aplicação do recurso.

“Fizemos uma reunião com o Conselho Escolar a partir da qual definimos o percentual do gasto. Até sexta-feira, os integrantes do conselho e os professores enviarão suas sugestões para o plano. Mas já houve sugestão de pintar a parte interna da escola, de modernizar os quadros brancos nas salas de aula”, revela Marcelo Ribas, diretor da unidade.

A Emef José Carlos Teixeira será bonificada com o valor de R$16.737,60. “É sempre bom receber recurso para melhoria e compra de materiais para a escola. Outro lado positivo é a autonomia da escola em escolher de que forma gastar o recurso, decidindo o percentual do gasto com custeio e com capital”, completa Marcelo.

FONTE: IMPRENSA PMA

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Inscrições MOVER que conecta profissionais negros ao mercado terminam na próxima segunda-feira (25)

O evento acontece em Fortaleza, que pretende conectar pessoas negras em busca de oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional, é realizado em parceria com...