Prato nordestino eleito como uma das melhores comidas do mundo vai ganhar festival

Um prato nordestino eleito como uma das melhores comidas do mundo vai ganhar um festival inteiramente pra ele. A moqueca baiana vai receber essa homenagem através de iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). O evento vai buscar saber qual é a melhor moqueca entre as iguarias feitas com dendê, oferecidas em restaurantes baianos.

Para isso, a Setur-BA fez parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seção Bahia (Abrasel-BA), para a promoção conjunta do 1° Festival de Moqueca Baiana.

O evento terá alcance em todo o estado, com votação pela internet. Ao final vai reunir os 10 melhores pratos em uma festa gastronômica para a escolha do vencedor. O lançamento oficial ainda não tem data e local definidos.

“O reconhecimento internacional da culinária baiana nos motivou a pensar na realização desse festival inédito. Será uma grande festa inspirada no dendê, com música e outras manifestações culturais, que irão movimentar a cadeia do turismo”, adiantou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

“Essa é a melhor parceria que pode existir, porque é em cima de fato concreto, de legitimação. Em um prato de moqueca não estão apenas os ingredientes que são usados na receita. Existem também os componentes humano e cultural. Tudo isso é de uma riqueza turística enorme”, completou o presidente da Abrasel-BA, Luiz Henrique do Amaral.

A moqueca baiana foi escolhida como o 19° prato de frutos do mar mais saboroso do mundo em uma pesquisa realizada pelo guia gastronômico internacional TasteAtlas, que avaliou 100 receitas.

Foto: Tatiana Azeviche/Setur-BA

Fonte: Ascom/Setur-BA