Início » Acontece no Nordeste » Praia no Nordeste muda sua rotina para salvar tartarugas

Acontece no Nordeste

Praia no Nordeste muda sua rotina para salvar tartarugas

Uma praia urbana da região Nordeste está mudando sua rotina para salvar tartarugas. Trata-se da orla da Praia dos Náufragos, em Aracaju, capital de Sergipe. Instalações  buscam proteger as tartarugas A princípio, ela passou a ...
Redação, da Agência NE9
4 de novembro de 2024 - às 10:42
Atualizado 4 de novembro de 2024 - às 10:42
4 min de leitura

Uma praia urbana da região Nordeste está mudando sua rotina para salvar tartarugas. Trata-se da orla da Praia dos Náufragos, em Aracaju, capital de Sergipe.

Instalações  buscam proteger as tartarugas

A princípio, ela passou a adotar uma iniciativa inovadora para proteger os filhotes de tartarugas marinhas. A instalação de anteparos nos postes de iluminação visa minimizar a fotopoluição, um problema que tem ameaçado a sobrevivência desses animais.

À noite, os filhotes emergem de seus ninhos e, naturalmente, se orientam pela luz do mar. No entanto, com a crescente urbanização e o excesso de iluminação, muitos acabam se desorientando e seguindo para as ruas, onde correm o risco de atropelamento ou morrerem de desidratação. E isso passou a se tornar comum com a iluminação normal.

Contudo, com a nova iluminação, que começou a ser instalada em 2023, trouxe esperança e melhorou a situação desses animais vulneráveis.

Os anteparos nos postes de iluminação são um avanço importante para a preservação da biodiversidade local. Apesar de a orla de Aracaju ter 20 km de extensão, até agora apenas a Praia dos Náufragos recebeu esse tipo de intervenção.

Além de proteger as tartarugas, a mudança na iluminação da orla é uma ação que também pode beneficiar outros animais. As melhorias na iluminação incluem não apenas a instalação de anteparos, mas também a redução da potência das lâmpadas e alterações na direção das luminárias.

A fotopoluição não afeta apenas as tartarugas; aves, insetos e mamíferos também sofrem com o excesso de luz à noite. A exposição de luz pode modificar comportamentos naturais dos animais e aumentar sua vulnerabilidade.

E isso pode dificultar a busca por alimento e aumentar o risco de predadores”, conclui.

Tartaruga no mar. foto Projeto Tamar

LEIA TAMBÉM
Cidade no Nordeste vai ganhar novo Marco de Sustentabilidade e Lazer
Estados do Nordeste têm quase 100% dos alunos do 3º ano inscritos no Enem
Nordeste lidera crescimento na indústria e gera 42% das novas vagas no setor

Quais medidas mudanças na Iluminação para preservar as tartarugas?

Medida Descrição Impacto Esperado
Instalação de Anteparos Adição de barreiras nos postes de iluminação para reduzir a fotopoluição Proteção aos filhotes de tartarugas
Substituição para LED Troca das lâmpadas de vapor de sódio por tecnologia LED Economia e melhor luminosidade
Redução da Potência Diminuir a intensidade da iluminação nas áreas críticas Menor desorientação dos filhotes
Alteração na Direção Ajuste das luminárias para evitar que a luz ofusque a visão dos filhotes Preservação do ciclo de vida natural
Expansão da Iluminação Planejamento para instalação de anteparos em outros trechos da orla de Aracaju Ampliação da proteção a diversas espécies

 

LEIA MAIS – Ceará passa a contar com Centro de Atendimento Emergencial às Tartarugas Marinhas

Com essas iniciativas, a Praia dos Náufragos demonstra um compromisso com a preservação da vida marinha e a importância de criar um ambiente mais seguro para os filhotes de tartarugas, contribuindo para a conservação da biodiversidade e o equilíbrio ecológico na região.

LEIA TAMBÉM
Nordeste terá a 1ª Planta de Hidrogênio Verde da Petrobras
Cinco destinos no Nordeste para se divertir com as crianças
Nordeste tem 10 universidades no ranking das melhores do mundo