No próximo domingo, dia 27, a Enseada dos Tainheiros, situada na Praia da Ribeira, será palco da primeira fase da tradicional competição de remo da região. O evento, que faz parte do Campeonato Baiano de Remo 2023, terá início às 10h. A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), uma autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), está fornecendo apoio para a realização dessa competição, assim como para outras atividades esportivas na Região Metropolitana de Salvador (RMS), incluindo eventos de jiu-jitsu, corrida de rua e aventura. Paralelamente, o município de Maraú sediará a sexta etapa do Campeonato Baiano de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem.
A expectativa é de que cerca de cem atletas provenientes de clubes como o Esporte Clube Vitória, Clube de Natação e Regatas São Salvador, Sport Club Santa Cruz e Clube de Regatas Península participem do evento. Serão realizadas dez provas nos gêneros masculino e feminino, abrangendo diversas categorias. As disputas começarão com a categoria 2X principiante e se seguirão com as categorias: 1X feminino principiante; 4+ sub-23; 1Z peso leve; 2- junior A; 2+ principiante; 4- junior; 2X feminino junior; 4X senior; e 8+ peso leve.
Jair Fonseca, treinador do Clube de Regatas Península, que é um dos clubes mais jovens na cena do remo baiano, antevê que as provas serão intensamente disputadas e provavelmente lideradas pelas equipes do Vitória e São Salvador. Ele expressou sua gratidão à Sudesb pelo suporte que a autarquia tem fornecido à modalidade. “A Sudesb tem consistentemente apoiado os atletas e os clubes de remo da Bahia, disponibilizando passagens aéreas e terrestres para os melhores classificados competirem em eventos nacionais, além de doar materiais, que são de alto custo, à Federação de Clubes de Remo da Bahia (FCRB), que, por sua vez, repassa aos clubes. A Sudesb tem sido uma grande parceira nossa”, destacou.
A 6ª etapa do Campeonato Baiano de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem chega à cidade de Maraú neste domingo, 27, a partir das 9h. Cerca de 130 atletas das cidades de Ubaitaba, Ubatã, Itacaré, Maraú, São Félix, Taboquinhas e Camamu vão disputar a competição organizada pela Federação Baiana de Canoagem (Febac), com o apoio da Sudesb.