Potiguar Israel Junior vence etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe em Natal

Israel Junior_CircuitoBancoDoBrasilDeSurfe_Dia5_MarcioDavidPhoto0044
Israel Junior Circuito Banco Do Brasil de Surfe foto MarcioDavid

A segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe terminou neste domingo (25) com uma grande celebração nordestina na Praia de Miami, em Natal (RN). O local de Baía Formosa, litoral sul potiguar,  Israel Junior brilhou  muto diante da torcida local e conquistou a vitória no Qualifying Series (QS) 4.000, em sua primeira participação oficial em um evento da WSL. No feminino, o título ficou com a catarinense Tainá Hinckel, que também dominou a competição com a melhor nota da etapa (9.50) e confirmou sua força no cenário sul-americano.

Etapa impotamte para a WSL Sul America

pódio WSL em Natal 2
pódio WSL em Natal 2 foto divulgação

A vitória de Israel não apenas garantiu 4.000 pontos no ranking sul-americano da WSL, mas também reafirmou a importância do Nordeste como celeiro de grandes surfistas, como Ítalo Ferreira, Jadson André e Joca Júnior, ídolos locais que inspiram novas gerações.

“É muito importante poder vencer um evento desse em casa. Um lugar onde tem vários nomes brasileiros de destaque no surfe nacional. Poder colocar o meu nome nesse livro é muito gratificante”, comemorou Israel.

Na final masculina, Israel venceu o catarinense Heitor Mueller com um somatório de 14.23 a 13.37, virando a bateria nos minutos finais com uma excelente nota 7.50. O potiguar ainda superou Weslley Dantas na semifinal em um duelo emocionante: 16.30 contra 15.90.

Tainá Hinckel domina o feminino com melhor apresentação do evento

Já entre as mulheres, Tainá Hinckel teve desempenho avassalador. Na semifinal, somou 17.33 pontos, incluindo uma nota 9.50, a maior de toda a etapa, superando inclusive os melhores scores masculinos. Na final, manteve o controle e venceu Laura Raupp por 12.46 a 11.06.

“Eu me encaixei nessa onda desde os primeiros dias. Busquei fazer as escolhas certas e consegui encontrar duas boas ondas para vencer essa final tão disputada”, destacou Tainá.

Etapa reforça papel do Nordeste no surfe profissional

A realização do evento em Natal, com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Prefeitura de Natal, além do patrocínio do Banco do Brasil, mostra o compromisso com o crescimento do esporte na região. A etapa integra o circuito Qualifying Series 2025 da World Surf League (WSL) e reuniu os principais nomes do surfe nacional e internacional em solo potiguar.

Cezinha da SEL, Governadora Fátima, Luizinho Ferreira,Tunino Borges FesurfRN e Fernando Duarte, bisavô e competidor líder legends foto Chico Padilha
Cezinha da SEL, Governadora Fátima, Luizinho Ferreira,Tunino Borges FesurfRN e Fernando Duarte, bisavô e competidor líder legends foto Chico Padilha

A conquista de Israel Júnior é ainda mais significativa porque ele é contemplado pelo programa Bolsa Atleta, mantido pelo Governo do Rio Grande do Norte. A governadora Fátima Bezerra participou da cerimônia de premiação e destacou o investimento estadual na valorização do esporte. “Israel é um garoto do nosso Bolsa Atleta. Nosso estado segue firme valorizando o talento da juventude, promovendo o esporte e movimentando nossa economia”, afirmou a chefe do Executivo estadual.

O Governo do RN destinou R$ 500 mil em patrocínio para a realização da etapa natalense, consolidando o estado como destino estratégico para o surfe nacional. “É um orgulho imenso ver um talento potiguar, apoiado pelo nosso governo, brilhar nas ondas e levar o nome do RN cada vez mais longe”, completou Fátima Bezerra, que acompanhou a final ao lado de Luizinho Ferreira — pai de Ítalo — e da prefeita de Baía Formosa, Camila Melo.

Portanto, o evento movimentou a capital e reforçou a vocação do litoral nordestino para receber grandes competições, dando visibilidade e oportunidade a talentos locais. Em 2024, a etapa já havia sido vencida por outro potiguar, Mateus Sena, sinalizando a força da nova geração nordestina no cenário global do surfe.

Números do Circuito Banco do Brasil de Surfe – Etapa Natal

  • Total de baterias disputadas: 66 (43 masculinas e 23 femininas)

  • Total de ondas surfadas: 1.937 (1.328 no masculino e 609 no feminino)

  • Ondas com nota acima de 6.0: 131

  • Melhor nota do evento: 9.50 – Tainá Hinckel

  • Melhor bateria: 17.55 – Tainá Hinckel (semifinal contra Daniella Rosas)

  • Maior margem de vitória: +7.17 – Ariane Gomes sobre Letícia Freire e Pini

Sobre a WSL

A World Surf League (WSL) é a principal entidade do surfe competitivo no mundo desde 1976, coroando os melhores atletas em competições internacionais. Assim, a organização se compromete com valores como proteção dos oceanos, igualdade de gênero e preservação da cultura do surfe, além de fomentar o desenvolvimento de novos talentos como os que se destacaram nesta etapa em Natal.

Ranking Sul Amercado WSl

ranking
ranking

Últimas

Professores e o prefeito durante o anúncio do Programa. Foto: Marcos Moura/SME

Fortaleza dará 1.050 vagas de pós graduação a professores da rede municipal

Salário Minimo

Governo revela estimativa do novo valor do salário mínimo para 2026

Bahia enfrenta Internacional em jogo decisivo pela Libertadores

prefeito JHC em evento foto Jonathan Lins Secom Maceió

Maceió tem investimentos históricos em Mobilidade Urbana

Luciano Huck - familhão. Foto: Reprodução

Conheça o nordestino que ganhou R$ 1 milhão de Luciano Huck

Relacionadas

Professores e o prefeito durante o anúncio do Programa. Foto: Marcos Moura/SME

Fortaleza dará 1.050 vagas de pós graduação a professores da rede municipal

Salário Minimo

Governo revela estimativa do novo valor do salário mínimo para 2026

Bahia enfrenta Internacional em jogo decisivo pela Libertadores

prefeito JHC em evento foto Jonathan Lins Secom Maceió

Maceió tem investimentos históricos em Mobilidade Urbana