A Bravo Motor Company Brasil Energy anunciou a instalação da primeira fábrica de lítio da América Latina na Bahia. O anúncio foi feito durante a assinatura de um protocolo de intenções com o Governo do Estado, representado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), na semana passada
A empresa planeja investir R$ 1,27 bilhão na planta, no município de São Sebastião do Passé
A fábrica está projetada para produzir baterias e células de íon de lítio, acumuladores elétricos e cabinets para conversão de corrente contínua. A capacidade de produção instalada está estimada em 2 Gigawatts hora/ano. O projeto prevê a criação de 3,5 mil empregos diretos e 10 mil empregos indiretos.
Segundo Eduardo Muñoz, diretor da Bravo, a Bahia foi escolhida devido ao compromisso do governo estadual com a economia verde. “Nossa escolha se baseou em um posicionamento geopolítico estratégico, visando uma unidade industrial que desenvolva uma cadeia de valor desde a mineração até a transformação desses minérios em materiais e, consequentemente, em baterias. Escolhemos o Brasil pela sua liderança regional, a importância da sua economia, que é a oitava do mundo, e o peso dos setores automotivo e de energia renovável. A decisão pela Bahia foi natural após identificar um estado comprometido com essa economia. Com a chegada da BYD e da Bravo, outras empresas virão, formando um HUB de economia verde na América Latina”, afirmou Muñoz.
O que é o Lítio?
Elemento essencial para a fabricação de baterias de longa duração, como as utilizadas em carros elétricos.
Lítio na Bahia
Na região de Itambé, no sudoeste da Bahia existem reservas de alto potencial, constituindo-se na segunda maior área do país com autorização para mineração de lítio no Brasil.
LEIA TAMBÉM:
– Destino no Nordeste é a 3ª melhor melhor trilha do mundo
– Joia do Nordeste é eleita a melhor opção de viagens no Brasil
– Pesquisadores do NE descobrem nova espécie de ave da caatinga
– Conheça o bar do Nordeste eleito um dos melhores do mundo
Na regiçao, mais de 46 autorizações de pesquisa já foram solicitadas, perdendo somente para o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. O local, vizinho as áreas de Itambé, tem 102 autorizações.
Lítio no Nordeste
Os pegmatitos que contêm minerais de lítio apresentam comumente diferentes quantidades e tipos de minerais-minério, e são encontrados nas seguintes áreas no Noreste:
- Subprovíncia de Solonópole – CE
- Província Pegmatítica da Borborema – RN / PB
- Região de Itambé – BA