O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaPorto no Nordeste movimenta 4 mil contêineres em 1 navio e bate...

Porto no Nordeste movimenta 4 mil contêineres em 1 navio e bate recorde

O Porto do Pecém, localizado no Ceará, atingiu um marco histórico no último final de semana ao movimentar 4.016 contêineres com o navio MSC Mariagrazia.

A embarcação, que chegou ao terminal na sexta-feira, 27, e encerrou suas operações no domingo, 29, é uma das maiores já recebidas pelo porto. Ele tem dimensões impressionantes com 366 metros de comprimento e altura de 50 metros.

- Continua depois da publicidade -

Isso equivale a um prédio de 17 andares. A operação, coordenada pela APM Terminals, reafirma a capacidade do Pecém de atuar em operações de grande escala.

O navio partiu da China, passando pelo Canal do Panamá antes de atracar no Pecém. A carga transportada será distribuída para 14 portos, tanto nacionais quanto internacionais, além de rotas rodoviárias.

O recorde alcançado pelo porto cearense destaca a posição estratégica do terminal, que busca consolidar-se como um hub de operações de grande porte para embarcações desse tipo.

O Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) projeta o crescimento da movimentação de mercadorias e maior competitividade com outros portos do Nordeste.

Operação durou 50 horas sem parar

O gerente de operações da APM Terminals, André Gonzaga, destacou que a operação contínua de 50 horas foi um marco para o Ceará. Segundo ele, a recepção de embarcações como o MSC Mariagrazia abre portas para o estado no setor de grandes navegações, gerando mais oportunidades de emprego e fortalecendo a economia local.

Gonzaga também mencionou que, atualmente, embarcações desse porte costumam operar no Porto de Santos, e o Pecém agora se posiciona como alternativa para essas operações.

O navio MSC Mariagrazia, que navega com bandeira da Libéria, destaca-se pelo seu tamanho e capacidade. Foram necessários três rebocadores para sua atracação no terminal de múltiplo uso (Tmut) do Pecém, e a movimentação de contêineres atingiu 7.391 TEUs (unidade equivalente a 20 pés).

O uso de áreas até então não aproveitadas para empilhar os contêineres foi um dos diferenciais dessa operação, que envolveu uma logística complexa e equipamentos elétricos de última geração.

Dimensões e características do MSC Mariagrazia

CaracterísticaDetalhe
Comprimento366 metros (equivalente a três quarteirões)
Altura (com contêineres)50 metros (equivalente a um prédio de 17 andares)
Largura51 metros
Calado14,2 metros
Capacidade de contêineres4.016 contêineres (7.391 TEUs)
BandeiraLibéria
Operação no Porto do Pecém50 horas contínuas

LEIA TAMBÉM:
Como João Pessoa se transformou na capital do desenvolvimento no Nordeste
Quem é a baiana eleita uma das negras mais influentes do mundo?
Nordeste será palco de ação Militar Internacional; saiba mais

Agora, o Porto de Pecém já negocia a chegada de mais dois navios de grande porte até o final de 2024. Isso deve elevar ainda mais a movimentação de contêineres. A princípio, a  localização estratégica para a Ásia deve contribuir para potencializar o porto. Além disso, a entrar na rota asiática, pode reduzir em até 10 dias o tempo de trânsito de cargas da Ásia para o Nordeste. O foco agora é expandir a infraestrutura e atrair mais operações desse porte, consolidando o Ceará como um ponto estratégico no comércio internacional.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Inscrições MOVER que conecta profissionais negros ao mercado terminam na próxima segunda-feira (25)

O evento acontece em Fortaleza, que pretende conectar pessoas negras em busca de oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional, é realizado em parceria com...