Durante um evento realizado em Suape ontem, a governadora de Pernambuco Raquel Lyra e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, formalizaram a autorização para o início do projeto em parceria com a APM Terminals, uma subsidiária da A.P Moller-Maersk, que investirá cerca de R$ 1,6 bilhão. Ao longo da construção, serão criados 500 empregos diretos e 2 mil indiretos. Quando estiver operacional, o terminal vai gerar 350 empregos diretos e 1,4 mil indiretos.
Raquel Lyra destacou:
“Esse investimento traz uma nova dinâmica ao Porto de Suape, impulsionando a competitividade. A expansão permitirá que Pernambuco redefina sua posição logística, tanto nacional quanto internacionalmente. O novo terminal possibilitará o quintuplicamento da capacidade de carga, gerando oportunidades para novos negócios”.
A previsão é que as obras tenham início em 2024, com a APM Terminals planejando iniciar as operações em 2026. O ministro Silvio Costa Filho acrescentou:
“Esse novo terminal vai posicionar Pernambuco como um hub internacional, ampliando as exportações do Estado e da região Nordeste para todo o Brasil. Esta iniciativa está alinhada com as ações em curso pelo governo federal em parceria com o Governo do Estado”.
O terminal ocupará uma área de aproximadamente 50 hectares, inicialmente com capacidade para movimentar 400 mil TEUs por ano, podendo chegar a 1,3 milhão de TEUs anuais em plena operação.
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O diretor-presidente da APM Terminals Suape, Aristides Russi Junior, destacou: “Este será o primeiro terminal 100% eletrificado na América Latina. Todos os equipamentos serão elétricos, com tecnologia de ponta, incluindo um sistema completo de gestão ambiental, resíduos, tratamento de águas residuais e controle de poluição das águas subterrâneas. Além disso, contará com uma rede 5G própria para transmitir informações em tempo real para os clientes 24/7”.
O aumento significativo na capacidade de carga consolida a liderança regional do Porto de Suape nesse tipo de operação. Em 2022, o porto movimentou 492.194,00 TEUs no Terminal de Contêineres do Porto de Suape, como ponto de comparação.
O diretor-presidente da estatal portuária, Marcio Guiot, ressaltou:
“O porto, com sua localização estratégica, abrangendo sete capitais nordestinas em um raio de 800 km, concentrará volumes ainda maiores de cargas conteinerizadas para distribuição regional e nacional, reduzindo significativamente os custos e tornando-se mais competitivo”.
De acordo com estudos da APM Terminals, até 2030, Suape deverá representar aproximadamente 5% do market share de movimentações no Brasil, uma perspectiva relevante que confirma o potencial do porto. O porto é o sexto em movimentação de carga no país e tem uma localização estratégica para a criação de rotas de longo curso, principalmente entre os portos da região Norte e os estados e países da União Europeia.
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O novo terminal é resultado da reestruturação dos estaleiros do cluster naval de Suape, após a venda de parte da área pertencente ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS). O processo foi concluído com um leilão em julho de 2022, quando a Maersk apresentou a oferta mais alta no valor de R$ 455 milhões. Esse resultado já foi homologado pela Justiça Federal para o pagamento de parte do passivo aos credores do EAS.