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Porto de Suape avança em infraestrutra para ampliar competitividade

Na véspera de seu 46º aniversário, o Porto de Suape recebeu um grande reforço em suas operações com a chegada do navio MSC Juliette, que marca o início de uma nova rota de comércio de longo curso entre o Nordeste do Brasil e a Ásia.

A embarcação, da classe New Panamax, com capacidade de até 15 mil TEUs, atracou no Cais 2 no Tecon Suape nesta quarta-feira (6), estabelecendo uma ligação direta e regular com Singapura e outros grandes portos asiáticos.

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A operação é viabilizada pela MSC Mediterranean Shipping Company, líder global em transporte marítimo de contêineres.

MSC Juliette_Suape
MSC Juliette_Suape FOTO DIVULGAÇÃO

Com a atracação do MSC Juliette, o Porto de Suape se torna a principal porta de entrada e saída de contêineres de longo curso do Nordeste, consolidando sua posição competitiva no comércio global. Guilherme Cavalcanti, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, celebrou o feito como uma nova etapa para a economia local, trazendo mais empregos e atraindo empresas que veem no Porto de Suape uma oportunidade estratégica para negócios.

Destaques da Nova Operação:

Início da rota entre Suape e Ásia: conexão direta com Singapura, impulsionando o comércio exterior do Nordeste.

Navio de grande porte: MSC Juliette possui capacidade de 15 mil TEUs.

Periodicidade: embarque semanal, com duração média de 23 dias até o destino final.

Melhorias em Infraestrutura para Competitividade

Para assegurar que o Porto de Suape possa receber embarcações de grande porte, foram realizados importantes investimentos em infraestrutura. A dragagem do canal externo, que alcançou 20 metros de profundidade, foi concluída, e os trabalhos no canal interno estão em andamento, com uma previsão de conclusão em cinco meses e a remoção de 3,8 milhões de metros cúbicos de sedimentos.

Principais Intervenções em Infraestrutura:

  • Dragagem do canal externo: profundidade ampliada para 20 metros, otimizando o fluxo de grandes embarcações.
  • Intervenção no canal interno: novo aprofundamento de até 16,2 metros em andamento.
  • Melhoria da bacia de evolução e Píeres de Granéis Líquidos: profundidade de até 18,5 metros.
  • Reforço do molhe de abrigo: com investimento de R$ 123 milhões, a estrutura de 1,8 km garantirá operações mais seguras, mesmo sob fortes correntes marítimas.

Marcio Guiot, diretor-presidente do Porto de Suape, destacou que a infraestrutura modernizada e a nova rota com a Ásia representam um divisor de águas para o comércio regional, trazendo benefícios significativos aos exportadores e importadores nordestinos.

LEIA MAIS – Porto de Suape bate o recorde de movimentação de cargas dos últimos 45 anos

Com o pacote de obras e parcerias estratégicas, o Porto de Suape se projeta cada vez mais como um ponto central de operações de grande porte e de oportunidades para a economia pernambucana.

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