Nesta quinta-feira, 20 de junho, é o dia mais curto do ano. Ao mesmo tempo, também se registra a noite mais longa em todo o hemisfério sul, incluindo a região Nordeste. Mas por que isso acontece?
Entenda o fenômeno do solstício de inverno e sua relação com o movimento da Terra
O que é Solstício?
O termo “solstício” vem do latim e significa “sol parado”. Este nome foi dado pelos antigos astrônomos que observaram que o sol parecia parar no céu quando atingia seu ponto mais alto ou mais baixo no horizonte duas vezes por ano, em junho e dezembro. No solstício de inverno, este fenômeno indica o início da estação mais fria do ano.
Por que Hoje é o Dia Mais Curto do Ano?
“As estações do ano acontecem devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao seu plano de órbita e também à sua translação em torno do sol. O início delas está associado aos solstícios (inverno e verão) e aos equinócios (outono e primavera)”, explica a astrônoma Josina Nascimento.
No solstício de inverno, o sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela Linha do Equador. Quando a Terra alcança este ponto em junho, a radiação solar é menor no Hemisfério Sul, resultando em menos horas de luz do dia e mais horas de escuridão. Patrícia Cassoli, meteorologista da Climatempo, esclarece que isso ocorre porque o Hemisfério Sul está inclinado para longe do sol, reduzindo a quantidade de luz solar direta.
LEIA TAMBÉM:
– Wesley Safadão vai jogar em tradicional time do Nordeste
– Quais cidades do Nordeste é feriado no São João?
– Nordeste terá mudança no clima com chegada de La Niña
Enquanto isso, no Hemisfério Norte, o sol atinge seu ponto mais alto no céu e a distância máxima em relação aos pontos cardeais leste e oeste, o que faz com que os dias sejam mais longos e as noites mais curtas.
Como o Eixo Terrestre Influencia
A inclinação do eixo terrestre faz com que os raios solares atinjam a Terra de maneira desigual ao longo do ano. Durante os solstícios, essa inclinação resulta em uma variação significativa na duração dos dias e noites. No solstício de inverno, o Hemisfério Sul experimenta seu dia mais curto, enquanto o Hemisfério Norte tem o dia mais longo.
LEIA TAMBÉM:
– Estado do Nordeste vira potência mundial em energia solar
– O dia em que Pernambuco perdeu 60% de sua área para Minas
– Nordeste terá investimento recorde em 121 universidades
De acordo com a Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (ON/MCTI), durante os equinócios (março e setembro), a duração do dia e da noite é praticamente igual. No entanto, após o equinócio de outono, os dias no Hemisfério Sul vão se tornando progressivamente mais curtos até o solstício de inverno.