O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoPonte SSA-Itaparica: obra sonhada há anos já saiu do papel

Ponte SSA-Itaparica: obra sonhada há anos já saiu do papel

Uma das maiores obras de infraestrutura do país, a ponte Salvador-Itaparica está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Isso porque o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou, nesta segunda-feira (11), que a sondagem em águas rasas começará já em janeiro de 2024.

A notícia ocorreu durante a assinatura dos contratos na área de mineração com a empresa Homerun Brasil Mineração Ltda, na sede da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

- Continua depois da publicidade -

O governador informou que as negociações aceleraram após a visita do vice-presidente do Consórcio da CCC Internacional, Yun Liang, responsável pela construção da ponte Salvador-Itaparica, à capital baiana. Ele também destacou que “os navios já deixaram a China em direção à Baía de Todos os Santos”.

“Eu senti a energia boa quando, há 15 dias, antes da viagem aos Emirados, eu recebi o vice-presidente do consórcio, que já é a terceira pessoa na escala de poder no consórcio, a presença da negociação dos embaixadores do Brasil na China e dos chineses no Brasil, o diálogo de Lula com o Xi Jinping, tudo isso tem ajudado a gente. […]”, disse Jerônimo.

De acordo com o governador, o projeto executivo da ponte só poderá ser feito após o processo de sondagem. “A partir da sondagem, que a gente vai conseguir elaborar o projeto executivo e daí vermos as necessidades e custos, bem como profundidade e necessidade de fazer mais pilares”.

A ponte vai ligar a RMS à ilha e o sul da Bahia

Jerônimo mostra confiança no início da obra da Ponte SSA-Itaparica

“Estou confiante, nós estamos negociando, inclusive, o Lula confiante disso. No dia 8 de janeiro, esses navios estarão entrando no mar da Baía de Todos os Santos. Inclusive, para que nós tenhamos locais para ancorar esses navios”, afirmou.

LEIA TAMBÉM:
Cidade do Nordeste registra a maior temperatura do Brasil no fim de semana
João Pessoa está no pódio do Prêmio Melhores Destinos do Brasil
Como o presidente da França ajudou Lula a se aproximar de governadora do Nordeste

A ponte Salvador-Itaparica é um projeto que vem sendo discutido há quase 30 anos. Ao mesmo tempo, vai integrar a região metropolitana de Salvador com o sul do estado. Dessa forma, reduz o tempo de viagem e estimula o desenvolvimento econômico e social. Em suma, a ponte terá cerca de 12,4 km de extensão e será a segunda maior da América Latina, atrás apenas da ponte Rio-Niterói. A previsão é que a obra termine em cinco anos, com um investimento de R$ 5,4 bilhões.

A tabela abaixo resume os números da obra.

InformaçãoValor
Nome do projetoPonte Salvador-Itaparica
Tempo de discussãoQuase 30 anos
ObjetivoIntegrar a região metropolitana de Salvador com o sul do estado
BenefícioReduzir o tempo de viagem e estimular o desenvolvimento econômico e social
Extensão da ponteCerca de 12,4 km
Posição na América LatinaSegunda maior ponte, atrás apenas da ponte Rio-Niterói
Prazo da obraCinco anos
InvestimentoR$ 5,4 bilhões

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Bahia publica estudo sobre Febre Oropouche em revista científica dos EUA

Técnicos da vigilância da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicaram um estudo no prestigiado periódico Emerging Infectious Diseases do Centro de...