A tão aguardada construção da Ponte Salvador-Itaparica deu um passo decisivo rumo à sua concretização. Na última quarta-feira (4), o Governo da Bahia e a Concessionária responsável pelo Sistema Rodoviário Ponte Salvador – Ilha de Itaparica assinaram o contrato que viabiliza a próxima etapa do projeto, marcando oficialmente o início da contagem regressiva para as obras, que devem começar em até 12 meses.
A ponte, que será a maior do Brasil em extensão, promete transformar a mobilidade entre a capital baiana e o Recôncavo Sul. Desse modo, vai promover o desenvolvimento regional, inclusão social e geração de empregos. Estima-se que cerca de 7 mil postos de trabalho, diretos e indiretos, serão criados com a execução da obra.
Quais os próximos passos da construção da Ponte Salvador-Itaparica?
Após a assinatura do contrato, os próximos passos incluem a elaboração do projeto executivo e a instalação dos canteiros de obras em Salvador e Vera Cruz. O trabalho de sondagem do solo, concluído em abril de 2025, foi um marco técnico: mais de 300 pessoas participaram da operação, que contratou mais de 20 empresas baianas e investiu R$ 200 milhões. Foi também a primeira sondagem no Brasil a atingir 200 metros de profundidade no solo marinho, coletando material intacto.
Consórcio chinês à frente do projeto
O contrato foi firmado com um consórcio composto por duas gigantes da engenharia chinesa: a China Railway 20th Bureau Group Corporation (CRCC20) e a China Communications Construction Company (CCCC). Ambas são responsáveis por grandes obras de infraestrutura em todo o mundo.
Durante uma reunião virtual, o governador Jerônimo Rodrigues compartilhou a novidade com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e com Zhu Qingqiao, embaixador da China no Brasil. O governador destacou a importância do projeto não apenas como obra de engenharia, mas como um vetor de crescimento para o turismo, cultura e economia baiana.

Um símbolo da parceria Brasil-China
Rui Costa classificou a ponte como o maior símbolo físico da integração econômica entre Brasil e China. Já o CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, Claudio Villas Boas, ressaltou o compromisso com a execução responsável e eficiente da obra, que é o maior projeto de infraestrutura atualmente em execução no país.
Informações do Projeto
Item | Detalhes |
---|---|
Evento | Assinatura do contrato de construção da Ponte Salvador-Itaparica |
Data da assinatura | 4 de junho |
Início das obras | Até 12 meses após a assinatura |
Empregos previstos | Cerca de 7 mil (diretos e indiretos) |
Municípios envolvidos | Salvador e Vera Cruz |
Empresas responsáveis | CRCC20 e CCCC (China) |
Investimento na sondagem | R$ 200 milhões |
Pessoas mobilizadas na sondagem | Mais de 300 |
Empresas contratadas na BA | Mais de 20 |
Profundidade recorde da sondagem | 200 metros no solo marinho |
Objetivo principal da ponte | Integração regional, turismo, economia e relação Brasil-China |
Em suma, a Ponte Salvador-Itaparica está prestes a deixar de ser um plano e se tornar realidade. Com um futuro promissor pela frente, o projeto representa não apenas um avanço logístico, mas também um marco simbólico do progresso e da cooperação internacional.
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