Ponte Salvador-Itaparica entra em nova fase com assinatura de contrato

O novo equipamento vai ligar a capital baiana a todo litoral sul do estado.
A ponte Salvador-Itaparica é uma obra sonhada por milhões de baianos. Imagem ilustrativa.
A ponte Salvador-Itaparica é uma obra sonhada por milhões de baianos. Imagem ilustrativa.

A tão aguardada construção da Ponte Salvador-Itaparica deu um passo decisivo rumo à sua concretização. Na última quarta-feira (4), o Governo da Bahia e a Concessionária responsável pelo Sistema Rodoviário Ponte Salvador – Ilha de Itaparica assinaram o contrato que viabiliza a próxima etapa do projeto, marcando oficialmente o início da contagem regressiva para as obras, que devem começar em até 12 meses.

A ponte, que será a maior do Brasil em extensão, promete transformar a mobilidade entre a capital baiana e o Recôncavo Sul. Desse modo, vai promover o desenvolvimento regional, inclusão social e geração de empregos. Estima-se que cerca de 7 mil postos de trabalho, diretos e indiretos, serão criados com a execução da obra.

Quais os próximos passos da construção da Ponte Salvador-Itaparica?

Após a assinatura do contrato, os próximos passos incluem a elaboração do projeto executivo e a instalação dos canteiros de obras em Salvador e Vera Cruz. O trabalho de sondagem do solo, concluído em abril de 2025, foi um marco técnico: mais de 300 pessoas participaram da operação, que contratou mais de 20 empresas baianas e investiu R$ 200 milhões. Foi também a primeira sondagem no Brasil a atingir 200 metros de profundidade no solo marinho, coletando material intacto.

Consórcio chinês à frente do projeto

O contrato foi firmado com um consórcio composto por duas gigantes da engenharia chinesa: a China Railway 20th Bureau Group Corporation (CRCC20) e a China Communications Construction Company (CCCC). Ambas são responsáveis por grandes obras de infraestrutura em todo o mundo.

Durante uma reunião virtual, o governador Jerônimo Rodrigues compartilhou a novidade com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e com Zhu Qingqiao, embaixador da China no Brasil. O governador destacou a importância do projeto não apenas como obra de engenharia, mas como um vetor de crescimento para o turismo, cultura e economia baiana.

Sondagem da Ponte Salvador-Itaparica
Atualmente a obra está na fase de sondagem. Fotos: Thuane Maria/GOVBA

Um símbolo da parceria Brasil-China

Rui Costa classificou a ponte como o maior símbolo físico da integração econômica entre Brasil e China. Já o CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, Claudio Villas Boas, ressaltou o compromisso com a execução responsável e eficiente da obra, que é o maior projeto de infraestrutura atualmente em execução no país.

 Informações do Projeto

Item Detalhes
Evento Assinatura do contrato de construção da Ponte Salvador-Itaparica
Data da assinatura 4 de junho
Início das obras Até 12 meses após a assinatura
Empregos previstos Cerca de 7 mil (diretos e indiretos)
Municípios envolvidos Salvador e Vera Cruz
Empresas responsáveis CRCC20 e CCCC (China)
Investimento na sondagem R$ 200 milhões
Pessoas mobilizadas na sondagem Mais de 300
Empresas contratadas na BA Mais de 20
Profundidade recorde da sondagem 200 metros no solo marinho
Objetivo principal da ponte Integração regional, turismo, economia e relação Brasil-China

Em suma, a  Ponte Salvador-Itaparica está prestes a deixar de ser um plano e se tornar realidade. Com um futuro promissor pela frente, o projeto representa não apenas um avanço logístico, mas também um marco simbólico do progresso e da cooperação internacional.

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