
O Encontro Nacional de Prefeitos, realizado em Brasília pelo Governo Federal, marcou um momento histórico para o Recife. Durante o evento, nesta terça-feira (11), o presidente Lula anunciou o lançamento do programa Contrata+Brasil, uma iniciativa nacional diretamente inspirada na plataforma GO MEI, desenvolvida pela Prefeitura do Recife.
GO MEI, da PCR, foi a referência para o novo programa nacional Contrata+Brasil
O reconhecimento dessa política pública nordestina como modelo para todo o país demonstra a inovação e a eficiência da gestão municipal. O GO MEI, criado em 2024, permite que a Prefeitura contrate diretamente Microempreendedores Individuais (MEIs) para pequenos serviços de manutenção, eliminando burocracias e agilizando reparos em escolas, unidades de saúde e outros espaços públicos. O sucesso do programa chamou a atenção do Governo Federal, que decidiu expandir o modelo para estados e municípios por meio do Contrata+Brasil.

“O Brasil inteiro terá acesso a essa solução criada no Recife. Isso mostra não apenas a dimensão da gestão municipal, mas também o compromisso com quem está na base da economia, garantindo que o pequeno empreendedor seja visto e valorizado”, destacou o prefeito João Campos.
Contrata+Brasil
O Contrata+Brasil será desenvolvido pela Empresa Pública de Informática do Recife (Emprel) e adotado nacionalmente pelo Governo Federal. A plataforma permitirá que MEIs de todo o país se cadastrem e recebam notificações via WhatsApp. Ao mesmo tempo, as novidades serão sobre oportunidades de serviço em prefeituras, estados e órgãos federais.
De acordo com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dwek, a decisão de transformar o projeto recifense em um programa federal reforça o espírito do Pacto Federativo. “Levamos iniciativas do Governo Federal para estados e municípios. Contudo, agora também estamos nacionalizando um grande programa municipal que trará uma enorme oportunidade para o país”, afirmou.
O programa ocorrerá em etapas: a primeira, ainda em fevereiro, atenderá serviços de manutenção e pequenos reparos. Já a segunda, começara em junho, incluirá compras da agricultura familiar; e, posteriormente, abrangerá outras áreas.
Com o Recife se consolidando como referência em inovação digital e políticas públicas para microempreendedores, o sucesso do GO MEI agora se transforma em uma iniciativa de impacto nacional, promovendo mais oportunidades e desenvolvimento econômico para milhões de trabalhadores em todo o Brasil.
LEIA TAMÉM
– Quem é a nordestina na lista de jovens promissores da Forbes?
– Embrapa desafia limites com cultivo de pistache no Nordeste
– Dez praias no Nordeste para fugir da caixinha de som e do tumulto