A 8ª edição da Feira Literária Internacional de Campina Grande (FLIC) anuncia mais uma atração nacional. O poeta e agitador cultural Sérgio Vaz, conhecido em todo o país como o ‘poeta da periferia’, fará a abertura oficial do evento, no dia 14 de novembro, às 19h, no Museu de Arte e Ciência de Campina. A conversa com o autor terá mediação de Jessicalen Conceição e entrada gratuita.
Reconhecido por unir literatura, ativismo e transformação social, Sérgio Vaz construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a palavra e com o poder da arte como instrumento de cidadania. Fundador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), o poeta foi um dos idealizadores do Sarau da Cooperifa, movimento que transformou um bar da zona sul de São Paulo em um importante polo cultural e referência para autores e editoras independentes — experiência que impulsionou a publicação de mais de 100 livros.
Entre suas iniciativas de destaque está o projeto “Poesia Contra a Violência”, que percorre escolas públicas da periferia paulistana incentivando jovens à leitura e à criação poética. Pela relevância de seu trabalho, Vaz já recebeu prêmios como Unicef (2007), Orilaxé (2010) e Trip Transformadores (2011). Em 2009, foi reconhecido pela revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil.
Programação intensa
Além da presença de Sérgio Vaz, a FLIC 2025 também será palco para o lançamento de 96 livros de autores de 10 estados brasileiros, reforçando seu papel como uma das principais vitrines literárias do Nordeste. A feira ainda promove a ColaBora FLIC, iniciativa que reúne editoras e oferece livros a preços acessíveis, incentivando a democratização da leitura.
Outro momento de destaque será a roda de diálogo “Nordeste como máquina de expressão: olhares hidráulicos para um desraizamento regional”, no sábado (15), às 18h, com Octávio Santiago e Johniere Alves, sob mediação de Silvinha França.
Com o tema “Literatura (s)em fronteira(s)”, a 8ª FLIC será realizada de 10 a 16 de novembro, propondo reflexões sobre a literatura como força universal, capaz de ultrapassar barreiras culturais, sociais e geográficas.
A Feira Literária Internacional de Campina Grande é uma realização da Vento Nordeste Educação e conta com o apoio do Governo do Estado da Paraíba (por meio das Secretarias de Educação, Cultura e Juventude, Esporte e Lazer), Prefeitura de Campina Grande (por meio das Secretarias de Educação, Cultura e Juventude, Esporte e Lazer), Banco do Nordeste Cultural, Ministério Público do Trabalho, Procon-CG, Unifacisa, Museu de Arte e Ciência, Experaí Criativa e Paulus Editora.
Acompanhe a FLIC pelos canais:
IG: @flicfeira
Site: www.flicfeira.com.br


