Um dos mais importantes projetos de educação e cultura do Governo do Estado, o projeto Outras Palavras encerra a temporada de 2019, com uma edição especial. Será na quinta-feira (19), no Teatro Fernando Santa Cruz (Mercado Eufrásio Barbosa), em Olinda, com a participação de Luna Vitrolira e Dona Cristina Andrade apresentando seu Pastoril Estrela Brilhante.
Realizado por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Secretaria de Educação de Pernambuco, o Outras Palavras é voltado para estudantes da rede pública estadual de ensino. Com quatro anos de existência, o programa já atingiu mais de 640 escolas pernambucanas, beneficiou cerca de 25 mil estudantes e distribuiu mais de seis mil e seiscentos livros nas bibliotecas por onde passou.
O secretário de Cultura, Gilberto Freyre Neto, avalia que este é um dos programas mais estratégicos da Secult-PE. Além de um estímulo à leitura, também contribui para formação de plateias para os artistas que vão até às escola mostrar e falar sobre sua vida e obra. “A arte e a cultura precisam andar alinhadas com um projeto de educação e cidadania. É este o objetivo do projeto Outras Palavras, que já circulou por centenas de escolas, distribuiu milhares de livros, e tem uma demanda que só faz crescer. Este ano, continuará portanto lavando nossos artistas e escritores para contato mais próximo com este público tão importante para nós, que é o jovem estudante”, avalia o secretário.
A artista da vez, a poeta Luna Vitrolira, diz que sua proposta, no encontro especial que terá com os estudantes, será de falar um pouco sobre as temáticas presentes em sua poesia. “Vou falar um pouco sobre quem sou eu, enquanto artista negra de periferia atuante na cena literária e musical, passeando um pouco sobre a minha trajetória para dizer sobre a importância da arte, dos livros, do estudo e da leitura na minha história, sobre a importância da nossa voz, da nossa vida e da consciência sobre o nosso estar no mundo. Também quero falar do meu trabalho com a poesia como lugar político de militância, sensibilização e conscientização sobre algumas pautas como machismo, racismo estrutural e feminicídio”, coloca Luna.
O presidente da Fundarpe Marcelo Canuto destaca a satisfação em colaborar para que os jovens estejam em contato com a cultura de uma maneira tão enriquecedora como a que o Outras Palavras proporciona. “Um contato direto que amplia as experiências escolares e os horizontes dos alunos”, diz o gestor.
“O Outras Palavras é um projeto já consolidado no ambiente escolar, sempre deixando estudantes e educadores felizes com a sua chegada. Os nossos artistas também se revigoram no contato com esse público. Para a edição 2019, o que buscamos foi honrar a continuidade de um modelo já testado e aprovado, contribuindo com sua consolidação e evolução”, afirma Andréa Mota, coordenadora do projeto.
Tarciana Portella, gerente de Formação e Projetos Especiais da Secult-PE, explica que o Outras Palavras sempre vai além do objetivo central de divulgar a literatura. “O projeto traz para esses jovens das escolas públicas o contato com as manifestações diversas da nossa cultura, de Patrimônios Vivos a Pontos de Cultura, e de grupos que trabalham com as expressões do patrimônio cultural imaterial de Pernambuco”, detalha.
Serviço
– Outras Palavras, com as participações de Luna Vitrolira e do Pastoril Estrela Brilhante de Dona Cristina Andrade
– Mediadores Jorge Clésio, Assessor de Artes Circenses, SECULT-PE e Marcelo Renan, Coordenador de Patrimônio Imaterial, Fundarpe
– Quando: 19/12 (quinta-feira), às 9h30
– Onde: Teatro Fernando Santa Cruz – Mercado Eufrásio Barbosa (Praça do Varadouro, s/n, Varadouro, Olinda – PE)
– Aberto ao público
FONTE – PMR