Celular Seguro possibilita o bloqueio do aparelho em caso de roubo e furto
Nas últimas 24 horas, mais de 276 mil usuários efetuaram o cadastro na plataforma Celular Seguro, conforme informações divulgadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Primeiramente lançada pelo governo federal, a plataforma possibilita o bloqueio do aparelho, da linha telefônica e dos aplicativos bancários em casos de perda, roubo ou furto de dispositivos, com acesso realizado por meio do portal gov.br.
Segundo o levantamento, até as 15h30 de quarta-feira (20), o site e o aplicativo registraram 182.645 celulares, com 169.843 pessoas incluídas como confiáveis. Nesse mesmo intervalo, foram efetuados 1.213 bloqueios em decorrência de alertas de usuários sobre perda, roubo e furto de celulares.
LEIA TAMBÉM:
– Cidade do Nordeste tem lançamento de carro voador
– Globo vai gravar sua próxima novela no interior do Nordeste
– Nordeste tem 4 destinos entre os mais buscados no fim de ano
O aplicativo encontra-se disponível tanto na Play Store (para Android) quanto na App Store (sistema iOS), destacando-se o registro de mais de 5 mil cadastros de telefones por hora.
Saiba como funciona
– Após baixar o aplicativo ou acessar o site, é preciso fazer o login por meio da conta gov.br.
– Ao mesmo tempo, o usuário deverá cadastrar o aparelho informando o número, marca e modelo. Pode ser registrado mais de um dispositivo, mas a linha deve estar cadastrada no CPF do usuário.
– O sistema permite o cadastro de uma ou mais pessoas de confiança, que poderão auxiliar criando ocorrências em nome do usuário. Em caso de perda ou roubo, o usuário ou a pessoa de confiança poderá registrar uma ocorrência por meio do site ou do aplicativo.
LEIA TAMBÉM
– Cidade do Nordeste entra no ranking das mais ricas do Brasil
– “Ao infinito e além!” Nordeste retoma protagonismo aeroespacial
– Queda de meteoro ilumina o céu de região do Nordeste
– Após descrever quando, onde e como ocorreu o problema, o sistema emitirá alertas para instituições participantes, para que tomem as ações necessárias, como o bloqueio de aplicativos financeiros, do aparelho e da linha telefônica.
– O bloqueio da linha telefônica, por meio do chip, estará disponível no aplicativo a partir de 9 de fevereiro. Até lá, será preciso continuar bloqueando a linha entrando em contato com a operadora de telefonia.