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Pinterest: o que é e por que vem se tornando popular?

Você já deve ter ouvido falar no Pinterest em algum momento, afinal, essa é uma rede que já virou até mesmo um bordão entre os jovens. Quando é visto algo inovador ou que foge do comum, é dito que “é muito Pinterest”.

O que muitas pessoas não sabem é que o Pinterest vai muito além de imagens e vídeos diferenciados, sendo também uma excelente plataforma para o marketing digital.

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A seguir, vamos conhecer melhor essa rede social e entender o que tem atraído a atenção dos usuários nessa plataforma. Confira!

O que é o Pinterest?

O Pinterest se trata de uma rede social onde é possível encontrar diversos conteúdos no formato de imagens, vídeos, infográficos, etc. É uma excelente plataforma para se inspirar, compartilhar conteúdos interessantes e, claro, divulgar a sua marca.

Através dessa rede, você consegue salvar os seus conteúdos preferidos, criar pastas, compartilhar com amigos ou até mesmo salvar diretamente no seu aparelho celular.

Ele possui os pins, que são os alfinetes (onde você salva os itens preferidos) e também os boards, que são os quadros. Assim, é possível realizar as suas pesquisas e ir salvando e separando os conteúdos para encontrar de forma rápida quando precisar de um item que foi salvo.

Logo em seu início no Brasil, ele não apresentou grande impacto entre o público que utiliza as redes sociais, mas tem crescido cada dia mais e possui um grande potencial para os negócios.

Por que a plataforma tornou-se popular?

Você já deve ter reparado que o público busca cada vez mais conteúdos visuais, ou seja, preferem consumir na internet os conteúdos em vídeo (principalmente vídeos curtos), fotos, dentre outros materiais nesse estilo.

Com esse crescimento e com a amplitude de possibilidades que o Pinterest possui, passou a atrair mais a atenção dos usuários.

O que antes era visto como uma plataforma utilizada para pesquisar fotos “bonitinhas”, hoje oferece excelentes ferramentas e possibilidades para que seja utilizado nas estratégias de marketing digital de grandes empresas.

Com o crescimento da visibilidade em cima da rede social, foi possível conhecer melhor todas essas ferramentas, as possibilidades ofertadas, etc. Assim, foi crescendo e se destacando.

Como utilizar o Pinterest?

Por ser uma rede social dada como novidade para muitos ainda, mesmo após anos de seu lançamento, o Pinterest pode parecer confuso para esses usuários. Mas, saiba que com alguns testes você já poderá utilizá-la sem preocupações.

Como criar uma conta?

Para criar a sua conta no Pinterest, primeiro você precisará acessar o site da plataforma ou até mesmo já instalar o aplicativo em seu dispositivo móvel, para fazer através dele.

Você irá criar uma conta como qualquer outra, inserindo seu nome de usuário e senha para acesso. A conta pode ser criada utilizando um endereço de e-mail ou ser feita diretamente com a sua conta do Google ou Facebook.

Tendo feito o seu cadastro e confirmado a sua conta, é só começar a utilizar a plataforma da maneira que preferir. Comece a criar os seus próprios quadros (boards), salve os pins de seu interesse e encontre todo tipo de conteúdo para se inspirar.

Você ainda pode pesquisar por conteúdos de sua preferência na barra de busca, seguir amigos e contas empresariais, compartilhar seus próprios conteúdos, etc.

Vantagens de utilizar

O Pinterest é uma excelente plataforma para quem está sempre em busca de inspirações visuais ou até mesmo receitas de pratos diversos – certamente, você encontrará o que procura nele.

Mas, o que poucos sabem é que essa rede social é excelente para fazer marketing digital de uma marca. Essa é uma das grandes vantagens que o Pinterest pode oferecer às grandes e pequenas empresas, sendo uma oportunidade de compartilhar conteúdos, divulgar sites através de links nas imagens e vídeos, dentre outras possibilidades.

Pinterest Ads

E continuando no tema marketing digital, temos o Pinterest Ads – uma plataforma de anúncios do próprio Pinterest para a divulgação dos conteúdos de sua empresa.

Com essa possibilidade, a marca consegue segmentar o público de forma ainda mais precisa, terá um bom engajamento do público por conta dessa segmentação avançada, contando com anúncios que fogem do óbvio e ainda podendo acompanhar as métricas para melhores resultados.

Outras redes sociais em alta

Outras redes sociais que estão em alta no momento, muito por conta da troca de conteúdos rápidos, é o Instagram e o Tik Tok.

O Instagram já é uma excelente plataforma para negócios, oferecendo grande oportunidade para quem explora essa rede para fazer marketing digital. E também podemos dizer o mesmo do Tik Tok, já que tem estado em alta nos últimos anos.

Entender quais redes sociais estão bombando na internet contribui para um melhor alcance de público, afinal, é preciso estar onde o usuário está e se comunicar corretamente em cada uma das plataformas disponíveis.

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